quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Aleteia, a primeira rede social cristã

Mais de 1.000 meios de comunicação e instituições católicas, em seis idiomas e procedentes de 15 países, formam, juntos, a rede Aleteia, que trabalha para selecionar e compartilhar, com aqueles que "buscam a verdade", as melhores respostas para perguntas sobre a fé, a vida e a sociedade.
O link do novo site da Aleteia é: http://www.aleteia.org/pt/

O comunicado sobre o lançamento e uma notícia da EFE, que foi reproduzida por alguns meios de comunicação aqui no Brasil: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/fundacao-catolica-lanca-aleteia-a-rede-social-crista

Dois bilhões de internautas a cada minuto: 168 milhões de e-mails, mais de 700 mil buscas na internet, 700 mil comentários no Facebook: o mundo mudou mais nos últimos 20 anos que no último século inteiro.

Os inúmeros sites cristãos constituem a comunidade mais ativa na internet; mas, no continente digital, os cristãos não devem somente comunicar de forma local: sua voz também precisa ser compreendida de maneira global, forte e clara, em qualquer lugar do mundo.

A Igreja precisa de uma rede de comunicação social internacional!

- Rede de comunicação, para anunciar a “Boa Nova” com os conteúdos adequados;

- Social, para dialogar com pessoas de todas as culturas, em todas as mídias sociais;

- Internacional, para participar, com sua própria voz, dos debates que existem no mundo contemporâneo.

Mais de 1.000 instituições e meios de comunicação decidiram agora adaptar-se a esta nova forma de transmitir o saber e de comunicar, formando a Aleteia (do grego Aletheia, “a verdade”), composta por 3 realidades complementares:

1. Uma rede católica e ecumênica que reúne parceiros (meios de comunicação, movimentos, instituições) e pessoas concretas (membros, contribuintes, especialistas), que identificam e selecionam conteúdos;

2. Uma plataforma de colaboração para a difusão (www.aleteia.org), que propõe respostas claras e comprovadas a todas as perguntas que os internautas podem fazer sobre a fé, a vida e a sociedade, dando valor às mais belas “pérolas” e às melhores respostas selecionadas pela rede, colocando-as ao alcance de um público mais amplo.

3. Uma ação de evangelização levada a cabo por uma comunidade na internet, nas redes sociais e no mundo real, compartilhando e difundindo os conteúdos, com o fim de chegar a cada pessoa em seu próprio idioma e cultura, respondendo, assim, às suas perguntas pessoais.
A Aleteia, editada atualmente em 6 idiomas (português, inglês, espanhol, italiano, francês e árabe), deseja se tornar uma fonte cristã de referência para o grande público, mas também para os jornalistas, catequistas, líderes de opinião e para todos aqueles que procuram informações sobre a fé cristã. Assim, terão acesso, de forma rápida e gratuita, a conteúdos de qualidade, enriquecidos continuamente e revisados por especialistas.

A Aleteia, que inclui um comitê editorial composto por 200 especialistas de renome, é um projeto levado a cabo pela Fundação para a Evangelização através da Mídia (FEM), criada em Roma, em 2011, para reunir todos os movimentos importantes comprometidos na evangelização e nos meios de comunicação.

Iniciada por um grupo de leigos, este projeto é desenvolvido atualmente por uma equipe de 37 jornalistas e técnicos. É presidido em Roma por Jesús Colina, com uma equipe técnica e social midia dirigida por David Lejeune, com sede em Washington. Andrea Salvati, um dos principais managers da companhia Google Itália, se une à Aleteia como diretor geral, para desenvolver ativamente o projeto e dar-lhe uma nova dimensão.

Por ocasião do lançamento oficial da Aleteia, Jesús Colina, seu presidente, declara:

“A revolução digital está transformando o mundo e nós temos de trabalhar de maneira que o anúncio do Evangelho se adapte a este novo contexto. É indispensável que também a Igreja se beneficie da força da internet. Esta questão é crucial para a transmissão da fé, como repete frequentemente Bento XVI, pedindo novas iniciativas para aproveitar as oportunidades abertas pelo continente digital. Atualmente, existe um sem-fim de meios de comunicação cristãos, que são iniciativas belíssimas levadas a cabo por particulares – paróquias, movimentos, dioceses – em todo o planeta, mas tais meios contam com recursos e audiências muito inferiores aos dos grandes meios internacionais que forjam a cultura moderna; a voz e as ideias cristãs ainda estão pouco presentes no debate público. A rede Aleteia é uma tentativa de resposta a este desafio.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.