quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Aprendendo sobre a Bíblia... (2ª Parte)

13- Como está dividido o Antigo Testamento?
O Antigo testamento está assim subdividido: Pentateuco (os cinco primeiros livros, do Gênesis ao Deuteronômio); livros Históricos (16 livros, de Josué a Macabeus);livros Poéticos ou Sapienciais (7 livros, de Jó a Eclesiástico) e , livros Proféticos (18 livros, de Isaias a Malaquias).

14- Como está dividido o Novo Testamento?
O novo testamento apresenta a seguinte sub-divisão: livros Históricos (os 4 evangelhos mais o livro dos Atos dos Apóstolos); Cartas dos Apóstolos (21 cartas, de romanos a Judas) e livro Proféticos (apenas um, o Apocalipse, o último livro da Bíblia).

15- O que são os livros apócrifos?
Os apócrifos são livros escritos nos tempos em que foram escritos os demais livros da Bíblia, mas que não foram escritos sob a inspiração de Deus e, por isso, não pertencem ao livro da Bíblia

16- Quantos livros tem a Bíblia protestante?
A Bíblia protestante tem 66 livros, 7 a menos que a Bíblia Católica. Os livros de Baruc,Tobias,Judite,Sabedoria, Eclesiástico, 1º e 2º Macabeus e parte dos livros de Ester e Daniel fazem parte da Bíblia Católica mas não da protestante. Razões teológicas e históricas levaram os judeus e depois os protestantes a considerar esses livros apócrifos

17- È certo brigar com pessoas de outras religiões por causa da Bíblia?
Não, não é certo. A Bíblia é instrumento de aproximação e união, e não arma de agressão.

18- Quem é o centro da Bíblia ?
O centro da Bíblia é JESUS. Tudo nela aponta para o Filho de Deus feito homem. O antigo testamento (antiga aliança) prepara a sua vinda;o Novo testamento (nova aliança) a realiza

19- Quem pode interpretar a Bíblia?
Só a Igreja, instituída por Cristo, pode interpretar corretamente a Bíblia. O Espírito Santo, terceira pessoa da Santíssima trindade, é quem ajuda a igreja nessa interpretação. O católico que participa das celebrações de sua comunidade vai,com o tempo, entendendo o sentido e o significado dos ensinamentos da palavra de Deus; assim ele aprende a interpretar a Bíblia junto com a igreja. 


20- Como estudar a Bíblia em grupo?
O grupo de Reflexão (Círculo Bíblico) é um lugar e um modo seguro e privilegiado de estudar e interpretar a Bíblia em comunidade. È no grupo de reflexão e Vivência que os católicos "misturam" a vida com a fé e aprendem a ser solidários uns com os outros.

21- É bom e aconselhável decorar trechos da Bíblia?
Sim, é bom memorizar ou decorar trechos da Bíblia, desde que quem os memorize também os pratique. Quem conhece passagens da Bíblia "de cor" mas não se esforça por vivê-las é um falso cristão.

22- Com que atitude deve-se ler a Bíblia?
A Bíblia deve ser lida com humildade de coração. È aos pequenos e simples que Deus revela a sua sabedoria.

23- Como procurar e encontrar uma citação bíblica ?
As citações bíblicas têm sempre a seguinte ordem: Título do livro (abreviado), capítulo e versículo. Exemplo: Jo 10,10.
Esta citação lê-se assim: evangelho de joão, capítulo dez, versículo dez.


A vírgula(,) separa o capítulo do versículo. Exemplo: 
Jo 6,50 = evangelho de joão, capítulo seis, versículo cinquenta.
O Ponto (.) Indica um pulo entre os versículos. Neste caso lê-se o número que vem antes e depois do ponto. Exemplo:
Jo 1,3.9 = Evangelho de João, capítulo um, bersívulo três e nove.
O Traço (-) Indica que devemos ler de um versículo até o outro. Exemplo: Jo 17,20-26 = Evangelho de João, capítulo dezessete, cersículo de vinte a vinte e seis. O traço pode também indicar uma sequência de capítulos. Exemplo: Jo 17,20-18,12= evangelho de João, do capítulo dezessete, versículo vinte, até o capítulo dezoito, versículo doze.
O ponto e Vígula (;) Separam uma citação de outra, ou um livro de outro. Exemplo: Jo 1,5;16,14: Lê-se o versículo cinco do capítulo um e o versículo quatorze do capítulo dezesseis. Outro exemplo: Jo 1,5; Mt 1,22: neste caso, deve-se procurar as duas citações pedidas, uma no evangelho de joão e a outra no evangelho de Mateus.
Um Esse (s) Indica o versículo imediatamente posterior ao citado. Exemplo; Jo 1, 5s = evangelho de João, capítulo um, versículo cinco e seguinte, seis. Ou seja Jo 1, 5s = Jo 1,5-6.
Dois Esses (ss) Indicam os versículos seguintes ao citado. Exemplo: Jo 1,5ss = evangelho de João, capítulo um, versículo cinco e seguintes, até onde interessar a citação.
Às vezes encontramos um a, ou b, ou ainda um c depois da citação do versículo. Exemplo: Jo1,18a = lê-se a primeira parte do versículo dezoito.Quando a letra que vem logo após a citação do versículo é a b,deve-se ler a segunda parte desse versículo e,quando é a letra c, lê-se a terceira parte do versículo. Isso acontece porque um versículo pode ser formado por uma , duas ou até três frases.
Quando o livro tem um só capítulo, omite-se a indicação do capítulo, e cita-se só o versículo.Exemplo: Jd 3 = Epístola de Judas, versículo três. Quando o livro tem mais de um capítulo, o número que vem logo após a indicação do livro é a do capítulo.Exemplo: Jo 2: deve-se ler todo o capítulo dois do evangelho de João.

Fonte: Padre Cristobam Lubel
Editora: Pão e Vinho.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.