quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Aprendendo sobre a Bíblia... (1ª Parte)

BÍBLIA

Quando foi escrita ?
Quem a Escreveu ?
Como Interpretá-la ?
Por que ela é a Palavra de Deus ?

1- Qual o significado da palavra "BÍBLIA"?
A palavra "BÍBLIA" é de origem grega e quer dizer "LIVROS". São ao todo, 73 livros: 46 no antigo testamento e 27 no Novo testamento 

2- Quem é o autor da Bíblia ?
O autor da Bíblia é DEUS. Não foi ELE, porém quem a escreveu. Essa tarefa coube a homens e mulheres que, movidos pelo Espírito Santo, foram aos poucos escrevendo tudo o que a eles era inspirado que escrevessem.

3- Os autores humanos da Bíblia apenas "copiaram" o que Deus "ditou" a eles ?
Não, os autores humanos da Bíblia receberam a inspiração de Deus e usaram das próprias palavras - e dos próprios conhecimentos para redigir os textos inspirados.

4- Como a Bíblia foi escrita?
A Bíblia foi composta "a duas mãos":Por Deus, que a inspirou, e pelos homens e mulheres que a escreveram.
Não sabemos quantos são os autores humanos da Bíblia, mas sabemos que são muitos. Daí afirmamos que a Bíblia foi escrita em "mutirão" (Carlos Mesters).

5- Quando a Bíblia foi escrita?
A Bíblia foi escrita entre o ano 1250 antes de cristo e o ano 100 depois de cristo, aproximadamente. Ou seja, ela levou mais de mil anos para ficar pronta.

6- Onde foi escrito o Antigo Testamento?
O Antigo testamento foi escrito na Palestina (a terra de jesus), na Babilônia (onde o povo judeu, num determinado momento de sua história, esteve exilado) e no Egito ( para onde muitos judeus foram depois do cativeiro na Babilônia).

7- Onde foi escrito o Novo Testamento ?
Os livros do Novo testamento foram escritos na Palestina ( a terra de Jesus), na Síria, na Àsia Menor, na Grécia e na Itália( lugares estes onde haviam sido fundadas comunidades cristãs).

8- Em que línguas foi escrita a Bíblia ?
A Bíblia foi escrita em Hebraico, aramaico e grego.

9- Quantas traduções existem da Bíblia?
A Bíblia já foi traduzida para aproximadamente dois mil idiomas. As cópias mais antigas estão na biblioteca do Vaticano, no museu Britânico (Londres e Inglaterra) e no museu de Jerusalém (Israel). 

10- No que foi escrita a Bíblia?
Os livros da Bíblia foram escritos em cerâmica (tijolos de argila), papiro (tiras de papel feitas a partir da árvore de papiro, originária do Egito) e pergaminho (couro curtido e preparado de carneiro, chamado de pergaminho por ter sido usado pela primeira vez na cidade de Pérgamo, 200 anos antes de Cristo).

11- Quem dividiu a Bíblia em capítulos e versículos?
A divisão dos livros da Bíblia em capítulos é da autoria do inglês Estevão Langton, arcebispo de Cantuária, e foi realizada no ano de 1214. Já a divisão dos capítulos em versículos foi feita, em definitivo, em 1551, pelo tipógrafo Roberto Stefano. Uma curiosidade: a Bíblia tem 1.328 capítulos e 40.030 versículos.

12- Quais são as duas grandes partes da Bíblia ?
A Bíblia está dividida em duas grandes partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. O antigo testamento começa com o livro de Gênesis e termina com o livro de Malaquias, e o novo testamento vai do evangelho escrito por Mateus até o livro do Apocalipse.

Fonte: Padre Cristovam Lubel
editora: Pão e Vinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.