segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Refletindo o Evangelho de Domingo


II Domingo do Advento – 2011

“Ele, porém, vos batizará no Espírito Santo." (V. 8b)

Estamos entrando na semana do Advento, a três semanas do Natal do Nosso Senhor, tempo de espera, de feliz espera! Teremos como texto de reflexão, no próximo domingo, o Evangelho escrito por São Marcos, Mc. 1,1-8.
Neste trecho do Evangelho de Jesus Cristo encontramos o que poderíamos chamar de: "O ministério de João Batista". Ele é aquele de quem falaram os profetas Malaquias e Isaías: "Uma voz clama no deserto: Traçai o caminho do Senhor, aplanai as suas veredas."
(Mal. 3, 1 e Is.40,3)
A preparação do caminho do Senhor era espiritual e não material e São João Batista tinha a árdua missão de preparar os corações endurecidos daquele povo para receber as Bênçãos de Jesus Cristo, seria necessária uma pregação com muito poder e muita autoridade e isso ele fez lealmente: “João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para remissão dos pecados. E saíam com ele toda a  Judéia, toda  Jerusalém e eram batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados”(V.4-5).
João Batista pregava um batismo de conversão, a partir do arrependimento, de uma abertura de coração para a remissão dos pecados, tinha o objetivo específico de preparar a vinda, ou a chegada, de Jesus Cristo que já estaria muito próximo daquela região.
Tendo pleno conhecimento de sua Missão, e vendo que muitos ainda não haviam entendido ou aceitado aquela nova maneira de reconciliar-se com Deus, João Batista pôs-se a proclamar: “Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar, para desatar-lhe a correia do calçado.”(V.7)
Afinal de contas, para aquele povo, essa intimidade com Deus seria privilégio de poucos, e esses poucos eram os mais desconfiados e os que ofereciam maior resistência ao “Novo” conceito de perdão e remissão dos pecados, certamente perguntavam entre si: “Quem será esse que é maior que nosso pai Abraão?” João Batista então complementa: “Eu vos batizei com água; Ele, porém, vos batizará no Espírito Santo.”(V.8)
Eles não sabiam! Hoje muitos o sabem, mas não aceitam que não se chega a uma intimidade plena com Jesus Cristo, sem se passar antes pela atitude sincera do arrependimento e reconciliação com Deus Pai, "os frutos de verdadeira penitência".
A Igreja Católica nos oferece, em nome de Jesus Cristo, esta grande Graça Sacramental, através do Sacramento da Reconciliação.
São Pedro diz no dia de Pentecostes: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para a remissão dos pecados, e recebereis o Dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vós,  para os vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus." (At.2, 38-40)
“Sempre é tempo de reconciliação, reconciliai-vos!”

Fabiano Camara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.