segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Refletindo o Evangelho de Domingo


1º Domingo do Advento – ANO B – 27/11/2011

"Vigiai; porque não sabeis quando será o tempo". (Mc. 13,35b).
Estamos iniciando o “Ano Litúrgico B”, que terá como base para reflexão o Evangelho escrito por São Marcos. Estaremos iniciando também um novo Tempo Litúrgico, com o 1º Domingo do Advento.
O Advento é a primeira parte do ano Litúrgico e o período relativo às quatro semanas que antecedem o Natal, tempo em que a Igreja Católica propõe a preparação espiritual compatível com a grande festa comemorativa ao nascimento de Jesus Cristo.
E começa com Jesus Cristo comentando como será a Sua 2ª vinda, conforme
  Mc. 13,33-37.
“Ficai de sobreaviso, vigiai; porque não sabeis quando será o tempo”.(V.33)
Em todos os anos, nesta época, nasce em nós um desejo pela busca da Paz, da unidade e reacende um sentimento interior que nos leva a crer, verdadeiramente, na força escondida, em nossa vida, que continuamente está para nascer.
Muitos de nós, homens e mulheres, sem que nos demos conta, nos sentimos "grávidos", sim! Grávidos de Deus, à espera de novos tempos, de dias melhores, aguardando e vivendo uma expectativa de um novo “parto da salvação de Deus em nosso tempo, tão marcado por decepções, desesperanças e incertezas, injustiças, insegurança, impunidade, etc…
Em muitas famílias começam as preocupações com as “festas de natal”. Já nos primeiros dias de dezembro, muitos se mobilizam para as festas natalinas, enfeitam as casas, programam a “ceia”, planejam viagens; afinal… é época de natal, é época de festa!!!
Em outras famílias, numa quantidade muito maior, começam outros tipos de preocupações. Apesar de existir nestas famílias o sentido real do Natal acaba sendo uma época de tristezas, de angústia, de saudade, por vários motivos: uns, porque esta época traz recordações de uma infância cheia de sonhos e que não puderam ser realizados.
Outros, não sabem o que fazer com os filhos que irão querer presentes, ao verem os vizinhos com presentes valiosos, a mesa farta; as crianças não entendem que, nós os adultos gananciosos e inconseqüentes promovemos esta tão brutal desigualdade social. Para elas, as crianças, isto não existe.
Outros também, não terão neste Natal a presença de pessoas que nos anos passados valorizavam tanto o verdadeiro sentido do Natal.
Neste tempo, por outro lado, é mais uma oportunidade que Deus nos oferece para refletirmos nossas ações, nossa maneira de ser, de viver, de pensar e de agir. Estamos deixando “gerar” em nós o Amor de Jesus Cristo e estamos deixando sair de dentro de nós este Amor em favor do nosso próximo?

“O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”

Fabiano Camara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.