sexta-feira, 2 de junho de 2017

Fé e Alegria na Festa do Divino

Chegada do Menino Imperador no Cais de Santa Luzia e a Coroação na Igreja Matriz 


  A Festa do Divino Espírito Santo, que começou no dia 26, com a novena na Igreja Matriz teve como destaque nesta sexta-feira(2) a chegada do Menino Imperador, que anuncia oficialmente o início das festividades culturais. O Menino Imperador deste ano é Arthur Conceição de Melo Coelho, de 11 anos, que representa a figura principal da festividade, considerada de maior tradição cultural da cidade.  
Arthur faz catequese há 1 ano na Igreja do Carmo e mora do Morro da Fortaleza, e foi escolhido esse ano, através de sorteio pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição. 
Ele e seu séquito chegaram de barco, às 11h, no Caís Santa Luzia, e foram recebidos com muita alegria pelo povo, por autoridades municipais, com a presença do prefeito Fernando Jordão, além do pároco Frei Fernando. Depois do desembarque,  houve o desfile aberto pelas ruas do Centro da cidade com as bandeiras do divino, banda de música,folia de Reis, banda de música e de danças folclóricas que dão um colorido especial a Festa do Divino.  

Chegada do Menino Imperador movimenta o cais Santa Luzia 
O Menino Imperador e seu Séquito desfilam pelas ruas da cidade 

Figuras folclóricas acompanham o cortejo


  Nesta manha de sexta-feira, após Alvorada Festiva, o Menino Imperador ao lado de sua família recebeu a comunidade para o  tradicional café comunitário, na Igreja Nossa Senhora de Fátima na Fortaleza. 

Às 11h, após a emocionante chegada do Menino Imperador ao Cais de Santa Luzia, a comitiva seguiu para a Delegacia de Angra dos Reis, onde tradicionalmente acontece a libertação de um preso. 

A família do Arthur, o Menino Imperador

grupo de Folia de Reis 



Depois de caminhar pelo centro de Angra , às 12h, foi servido o  almoço comunitário no pátio Convento do Carmo para centenas de pessoas. Tudo preparado pelos paroquianos com a colaboração e doação de muitas pessoas generosas.  
Ainda nesta de sexta, 2, a programação prossegue com a Procissão das Bandeiras, às 18h30, logo depois, às 19h30 acontece o oitavo dia da novena com  Missa e a Coroação do Imperador na Igreja Matriz. 
Grupo de dança dos Coquinhos, uma das atrações da festa

  Às 21h, no Cais Santa Luzia, onde foi montado o palco para as festividades, acontece a  apresentação das danças folclóricas: Coquinhos, Jardineiras, Lanceiros, Velhos e Marujos. As danças vão acontecer de hoje até domingo, além de shows musicais. 

  No sábado, 3, às 10 da manhã vai ocorrer a celebração das crianças com o Menino Imperador na Matriz, às 18h30 a Procissão das Bandeiras indo para a Igreja da Matriz, missa às 19h30 com a oferta do quilo  (arroz). No domingo, às 6h, Alvorada Festiva e amanhecer no Espírito Santo, com Santa Missa às 7h, em seguida, o  café Comunitário, em frente a Igreja Matriz. As 9h30 tem a Procissão das Bandeiras, às 10h Missa Solene, às 16h acontece a Missa de encerramento , e logo depois a Procissão do Divino Espírito Santo, e em seguida a troca da Coroa do Divino pelo chapéu do Imperador.
 A Festa do Divino está sendo realizada em parceria entre a Paróquia Nossa Senhora da Conceição e a Prefeitura de Angra, através da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio. 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.