segunda-feira, 5 de junho de 2017

Unidade e Paz na Festa Divino em Angra



Neste ano, os devotos da Festa  do Divino Espírito Santo participaram das festividades com muita dedicação, fé e emoção, pois tudo foi preparado com muito carinho pelas comunidades católicas da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Um dos destaques dessa tradicional festa é o Menino Imperador e seu séquito, sempre presentes  na intensa programação religiosa e cultural, que contou com o apoio da prefeitura.     
 A festa começou no dia 26 de maio e terminou neste domingo(4), dia de Pentecostes, quando a Igreja celebra a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e Maria. Foram 9 dias de novena com Missas  na Igreja Matriz, com ladainha, momentos marianos, procissões  das bandeiras do Divino acompanhada  pelos grupos da Folia de Reis e quermesses.  “ Esta festa com a colaboração de todos , nos ajuda  a manter esta tradição tão linda, em nossa cidade”, disse a festeira Maria da Silva, durante  seus agradecimentos no encerramento da festa religiosa.  
 As atrações culturais foram realizadas no Caís Santa Luzia, onde foi montado o império do Menino Imperador para apresentação das danças folclóricas, shows, além  de barraquinhas de comes e bebes.  
A devota Lindalva Marques, comemorou seu aniversário  no dia da festa do Divino. Depois de participar da  Missa do Amanhecer no domingo, do café comunitário e do corte do bolo, servido na praça da Matriz, a aniversariante declarou:  esse foi o melhor presente que eu podia ganhar, uma  festa linda!”






O cortejo saindo da Igreja Matriz para o Asilo, onde o Menino Imperador fez sua  visita aos idosos
A procissão marca o encerramento da programação religiosa com  banda de música, os devotos e religiosos  




Um pouco da Origem sobre o Menino Imperador 

Segundo a história existem duas versões que tentam explicar a presença do Imperador na Festa do Divino:

Na primeira consta que a rainha D. Isabel, num gesto de humildade, escolheu o homem mais pobre que assistia a uma missa e o coroou rei, colocando-lhe ainda, seu próprio manto e concedendo-lhe diversos privilégios. Este gesto foi muito apreciado pela nobreza local, que, com autorização do Dom Diniz, foi imitado nas localidades de Portugal, incorporando-se definitivamente, às festividades.

A outra versão nos revela a lenda, segundo a qual o Rei de Portugal teria prometido visitar uma de suas colônias na África durante os festejos do Divino. Desmarcada a visita repentinamente, a nobreza local, sentindo-se desprestigiada, escolheu um menino da localidade e vestiu-o como rei. Chegando a cidade de barco, o falso monarca recebeu da população diversas homenagens.

Muitas pessoas acham que a presença da figura do Imperador é uma recordação da visita que o Imperador D. Pedro II fez a Angra dos Reis, o que é totalmente errado, uma vez que a figura do Imperador do Divino tem registros muito mais antigos que a independência do Brasil, que ocorreu em 1822, quando foi criado o Império, que durou até 1889. Aliás, o próprio título de Imperador dado a D. Pedro I foi sugerido por José Bonifácio, que, preocupado com o detrimento do título de rei, preferiu o de Imperador, por ser o Imperador do Divino uma figura já conhecida e popular no Brasil, desde o início da colonização.

Mas, nós Cristãos não devemos esquecer que nos festejos em louvor ao Divino Espirito Santo, o Menino Imperador representa um elo entre o temporal e o espiritual. É a presença visível e palpável do coordenador de comunidade mais fraterna, procurando incutir em seus membros o recebimento dos dons e a colheita dos frutos do ESPIRITO SANTO.

É importante frisar que o Menino Imperador, embora participando de todos os atos litúrgicos e presidindo os eventos folclóricos, não é a figura central da festa, cujo objetivo de sua realização é homenagear o DIVINO ESPÍRITO SANTO, terceira pessoa da Santíssima Trindade, que muitas vezes é confundida com a figura do Menino Imperador.

A Festa do Divino celebra na Igreja Católica principalmente a descida do ESPIRITO SANTO em forma de línguas de fogo sobre Maria e os apóstolos , que se encontravam reunidos no cenário de PENTECOSTES, conforme promessa feita por JESUS CRISTO.

A Festa do Divino é uma festa das Comunidades reunidas, que tem origem bíblica e caráter evangelizador e promotor da fraternidade entre os homens.




Pascom
Dalizania Melo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.