quarta-feira, 31 de maio de 2017

Novena de Pentecostes na Matriz


“Divino Espírito Santo Ajudai-nos a Conservar a Unidade e a Paz”

Estamos nos aproximando da Solenidade de Pentecostes,  a grande Festa do Divino Espírito Santo, que será celebrada em nossa Igreja, no próximo domingo, 4 de junho. Para nos prepararmos bem para este momento  de fé e de graças, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição  promove o novenário , que começou no dia 26 de maio, com Missa na Igreja Matriz, às 19h30, sob o tema: “Divino Espírito Santo Ajudai-nos a Conservar a Unidade e a Paz”.

Este ano, de acordo com as 14 comunidades, que compõe a Paróquia, a novena está sendo realizada na Igreja Matriz, onde cada comunidade prepara a celebração litúrgica com reflexão sobre os sete dons do Espírito Santo, abrilhantada com ladainha cantada, Folia de Reis e com belíssimos momentos marianos demonstrados com muita ternura  e devoção a Nossa Senhora, neste mês de maio.

 Neste dia 31 de maio, comemoramos a Festa de Visitação de Nossa Senhora à sua prima Isabel, que estava grávida. A visitação representa um preâmbulo de pentecostes, que se resume na apresentação do projeto de Deus para a salvação do mundo por meio do Seu filho Jesus, que nasceu da Virgem Maria. A celebração nesta quarta-feira, nos propõe  a reflexão sobre “Piedade”, este um dos dons do Espírito Santo, que nos dá o prazer de amar e servir a Deus, como nos ensina Maria. Venha participar conosco deste grande momento de fé e espiritualidade. Nesta quarta-feira na Igreja Matriz, às 19h30. Doação para oferta, 1 quilo de feijão. Temos quermesse todos os dias! Confira a programação que segue até domingo.

Procissão das bandeiras do Divino na Igreja Matriz 

Momento Mariano em homenagem a Nossa Senhora apresentado por crianças e jovens das comunidades da Páróquia  
 
Um dos momentos marianos, conduzido pelas crianças da catequese, os fiéis se uniram em oração pelo nosso País   

No altar pe Adenilto Godoy presidindo a santa Missa no quinto dia da novena e as homenagens a Nossa Senhora  

O nosso pároco Frei Fernando apresenta as crianças da catequese, representando  o Menino Imperador e seu Séquito 

Frei Fernando recebendo a caixa de pedidos de Oração

Igreja da Matriz lotada todos os dias durante a celebração da novena de Pentecostes  


Frei Atanael, e os concelebrantes frei Fernando e frei Valter no ato da consagração eucarística  

Frei Reinaldo no quarto dia da novena e falou sobre o dom do Conselho  



Folia de Reis animam as celebrações 



Confira a programação religiosa e cultural que segue até domingo:

 Na sexta, mais cedo, às 6 da manhã, acontece a Alvorada Festiva, com queima de fogos, às 11h acontece a chegada do Menino Imperador ao Cais de Santa Luzia, às 12h ocorre o tradicional almoço comunitário da Festa do Divino no Convento do Carmo. A programação de sexta, 2, prossegue ao longo do dia com a Procissão das Bandeiras, às 18h30, logo depois, às 19h30 acontece a Missa e a Coroação do Imperador na Igreja Matriz, e a oferta do quilo (açúcar).

  Às 21h tem início as danças folclóricas na estrutura montada no Cais de Santa Luzia, com as apresentações dos Coquinhos, Jardineiras, Lanceiros, Velhos e Marujos. As danças vão acontecer na sexta e no sábado, a partir das 21h, e no domingo, às 20h. Entre os shows que vão acontecer no Cais de Santa Luzia durante os festejos estão a apresentação de Rodrigo Camacho e a Turma do Vinil, na sexta, e Zampaglioni Groovintage, no sábado, ambos começando às 22h30.

  No sábado, 3, às 10 da manhã vai ocorrer a celebração das crianças com o Menino Imperador na Matriz, às18h30 a Procissão das Bandeiras indo para a Igreja da Matriz, missa às 19h30 com a oferta do quilo  (arroz). No domingo, às 6h, Alvorada Festiva e amanhecer no Espírito Santo, com Santa Missa e Café Comunitário, às 9h30 tem a Procissão das Bandeiras, às 10h Missa Solene, às 16h acontece a Missa Festiva, e logo depois a Procissão do Divino Espírito Santo, e em seguida a troca da Coroa do Divino pelo chapéu do Imperador. A Festa do Divino está sendo realizada em parceria entre a Paróquia Nossa Senhora da Conceição e a Prefeitura de Angra, através da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio





     

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.