sábado, 22 de junho de 2013

XII Domingo do Tempo Comum - Lc 9, 18-24

Lucas é o Evangelista que apresenta o Caminho de Jesus. Após realizar parte de sua caminhada, Jesus perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem as multidões que eu sou?” As respostas variam: “... João Batista... Elias... Algum dos antigos Profetas”. Essas respostas caracterizam o falar de Jesus. Jesus bem entende que falar d’Ele é fácil e como os discípulos estão próximos a Jesus, Ele se dirige aos mesmos e pergunta: “E vocês, quem dizem que eu sou?” Em nome dos discípulos Pedro responde: “O Messias de Deus”.
Jesus, novamente, bem entende que declarar que Ele é o Messias também é fácil por isso Jesus apresenta-lhes as conseqüências de sua missão como Messias: “... sofrer... ser rejeitado... ser morto e ressuscitar”.  
Jesus, mais uma vez deixa claro saber bem que os discípulos e a multidão esperaram um Messias glorioso, ou mesmo guerreiro. Um Messias assim não implantaria o verdadeiro Reino. Seria mudar apenas os personagens do cenário sem suscitar transformações das estruturas históricas, portanto, tudo continuaria como antes.
Em seguida, Jesus convoca os discípulos (convoca-nos) a assumirmos com Ele a missão messiânica. “Quem quiser me seguir... tome cada dia a sua cruz, e me siga”. Seguir Jesus implica renúncia. Eis aqui uma proposta que para o ser humano constitui um enorme desafio. Não é fácil renunciar como também não é fácil tomar a cruz. Mas é preciso aderir a esta proposta porque recusá-la é “perder a vida”. E Jesus bem entende este desafio e, por isso, encoraja os discípulo (encoraja-nos): “Quem perder sua vida por causa de mim, vai salvá-la”.
Assim fica entendido que falar de Jesus é fácil. Fácil também é declará-lo Messias. Difícil mesmo é viver como Ele viveu. Difícil é assumir a mesma missão que Ele assumiu.
Concluo esta reflexão com uma frase da homilia de inauguração do pontificado do Papa Francisco (cem dias de pontificado): “Nunca esqueçamos que o verdadeiro poder é o serviço”.
 
Jesus, o Messias, exerceu intensamente o poder-serviço. Esforcemo-nos para também vivermos como Ele.   Bom domingo e boa semana.

Fraterno abraço. Frei Fernando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.