domingo, 9 de junho de 2013

X Domingo do Tempo Comum - Lc 7,11-17

 
Neste domingo, Lucas nos apresenta Jesus que caminha em direção uma cidade chamada Naim. Ele, e uma grande multidão, chegando à porta da cidade, encontram-se com um outro grupo de pessoas que levavam um defunto, filho único de uma viúva e uma grande multidão a acompanhava.

Viúvas e órfãos eram categorias que viviam desprezados e desprezadas no tempo de Jesus e mereciam uma atenção especial como lemos em Eclo 4,10 e carta de Tiago  1,27: "A religião pura aos olho de Deus Pai consiste em cuidar de órfão e viúvas em suas necessidades e em não deixar-se contaminar pelo mundo”.  Deus mesmo se ocupa deles : "pai de órfãos e protetor de viúvas." (Cf. Salmo 68,6). 
Jesus, portador de vida, vai ao encontro da multidão, se aproxima da mulher e tem compaixão dela, a consola e diz, " Não chores!"  Aproximou-se do caixão, os que carregavam pararam. Jesus disse.  "Jovem, eu te ordeno, levanta-te!".
Ele senta-se, começa a falar e Jesus o entrega para sua mãe.
 
O que percebemos no relato deste evangelho é que Jesus tem poder sobre a morte, e que a vida é um dom supremo que recebemos de Deus. De um lado a vida que representa aqueles que andam ao lado de Jesus, e do outro lado, aqueles que acompanham os que acreditam no poder da morte. Nós que acreditamos em Jesus e que com ELE caminhamos temos que estar sempre ao lado da vida, e nunca do lado daqueles que promovem a morte. Cuidar da vida é o compromisso de todas os que caminham com Jesus, temos que dizer não a todas as atitude que revelam o contrário da vida, como o aborto a eutanásia , a violência, etc.
Fraterno abraço. Frei Donizetti.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.