domingo, 9 de dezembro de 2012

Segundo Domingo do Advento - Lc 3, 1-6



Advento, tempo litúrgico especial para nós, Cristãos e Cristãs Católicos. Este tempo antecede a celebração do Natal, nascimento de Jesus Cristo. Deus habita entre nós na pessoa de seu Filho, DEUS CONOSCO.

A palavra advento é traduzida por “aquilo que está por vir”. Aplicando este significado à nossa fé, entende-se que estamos em um tempo litúrgico que nos prepara para a vinda, a chegada de Jesus Cristo.

Recordando uma reflexão do atual Papa Bento XVI (quando estava como Cardeal – Cardeal Josepf Ratzinger) advento deve ser entendido como “Presença”.

Portanto, o advento nos leva a refletir sobre a presença de Jesus Cristo em nós e entre nós. Quando ficamos com o pensamento de vinda, chegada, parece que estamos alimentando algo que vem de fora como se ainda fosse estranho a nós.

Neste sentido advento é tempo para avaliarmos nossa caminha, nossa prática de fé para percebermos a presença de Jesus Cristo em nós e entre nós. Se a presença de Jesus Cristo ainda não é percebida é sinal que algo O esconde. O que esconde Jesus Cristo em nosso tempo? Com certeza temos muitas respostas a esta pergunta.

Assim sendo, dizia o ex Cardeal e atual Papa, que “há uma cortina que esconde Jesus Cristo. Advento é tempo para retirarmos esta cortina”. Ou seja, é tempo de conversão, de mudança de pensamento e atitude para revelarmos o Cristo que habita em nós e entre nós.  

Este segundo domingo do Advento fala exatamente disso. Por meio de João Batista nos vem a indicação de como devemos agir para que nossa vida, nossa fé e nossa sociedade não sejam cortinas a esconderem o Cristo no qual afirmamos que cremos: 3E ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, 4como está escrito no Livro das palavras do profeta Isaías: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. 5Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados. 6E todas as pessoas verão a salvação de Deus’”.
 
Preparar os caminhos do Senhor, não de um senhor desconhecido e distante, mas do Senhor que está entre nós e caminha conosco, o Emanuel, é assumir o compromisso de mudar nossas ações de tal modo que elas passem a ser ações que revelem nossa verdadeira identidade: Ser Cristão/Cristã.

Esforcemo-nos, irmãos e irmãs para sermos sinais vivos da presença de Jesus Cristo em nossos dias. Assim o Natal que vamos celebrar, não será apenas uma data festiva, mas sim será um momento para confirmarmos a vivência do Projeto de Deus.

 
Fraterno abraço. Frei Fernando.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.