domingo, 23 de dezembro de 2012

4º Domingo do Advento - Lc 1, 39-45

 Neste último domingo do advento, tempo de reflexão e avaliação de nossa caminhada de fé para percebermos Jesus Cristo entre nós e assim celebrar sua presença renovadora no Natal, lembramos de uma pessoa que viveu intensamente a dinâmica cristã: Maria.
 
Deus, por nos amar profundamente e desejar intensamente nosso bem, fez uma aliança conosco. Entretanto, esta aliança exige fidelidade. Deus sempre foi fiel, mas nós (a humanidade) nem sempre. Com freqüência o ser humano rompeu esta aliança e sofreu as conseqüências. Mesmo assim Deus não mediu esforços para refazer a aliança conosco. Para isso, contou inúmeras vezes com pessoas que se dispuseram a contribuir para que a aliança fosse restabelecida.



Hoje o Evangelho fala de Maria. Maria contribuiu imensamente para que Deus renovasse sua aliança com a humanidade por meio de seu filho Jesus. Ela aceitou ser a Mãe de Jesus para o bem da humanidade.


No entanto, Maria tornou-se mais que colaboradora. Ela assumiu para si a mesma missão de seu filho, pois renunciou a si mesma e colocou-se a serviço. Com seu extraordinário gesto de ir ao encontro de Isabel, apressadamente, Maria antecipa em sua vida a missão de Jesus. Por isso Isabel se surpreende: “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar?"
Celebraremos verdadeiramente o Natal se atualizarmos os gestos de Jesus Cristo em nossa vida. Lembremos também dos gestou das pessoas que colaboraram imensamente com o projeto de Deus em favor da humanidade.


E, como neste domingo, somos chamados a lembrar do exemplo de Maria, não esqueçamos que Ela nos ensina a irmos ao encontro das pessoas e não ficarmos presos em nosso mundo. Imitando seu exemplo estaremos dando passoas concretos para um mundo melhor.

 
Deus contou com Maria e tantas outras pessoas. Façamos nossa parte. Deus também conta conosco. 
 
Fraterno abraço. Frei Fernando. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.