sexta-feira, 18 de maio de 2018

​Menino Imperador é recebido com festa no Cais de Santa Luzia em Angra dos Reis


        Atrações culturais e religiosas da Festa do Divino Espírito Santo seguem até domingo

Como manda a tradição, o Menino Imperador da Festa do Divino Espírito Santo, que neste ano é o catequizando João Gabriel Pinto dos Reis, 13 anos, foi recebido na Estação Santa Luzia, nesta sexta-feira (18), por centenas de fieis e personagens culturais que envolvem a tradição, além de autoridades municipais.

O prefeito Fernando Jordão, acompanhado da primeira dama do município, Célia Jordão; do vice-prefeito, Manuel Cruz Parente; do secretário de Desenvolvimento Econômico, João Carlos Rabello; da secretária executiva da Cultura e Patrimônio, Marlene Ponciano; da vereadora Titi Brasil e do pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Frei Fernando Bezerra, também participaram do cortejo com o Menino Imperador e seu Séquito.


A embarcação chegou à Estação Santa Luzia pouco depois das 11h. A banda Jardim Sarmento e a folia do Divino executaram canções folclóricas para recepcioná-la, criando todo o clima que vai tomar conta da cidade neste fim de semana.Assim que chegou ao Caís, Santa Luzia o Menino Imperador João Gabriel recebeu das mãos do prefeito Fernando Jordão as chaves da cidade.

Com as chaves na mão, João Gabriel ressaltou o que mudaria na cidade nos dias de seu império.- Eu gostaria de acabar com a violência em Angra dos Reis – disse o menino, lembrando o tema da festa deste ano: “Espírito Santo, ajudai-nos a superar a violência”.


Depois, João Gabriel e seu séquito seguiram em procissão pelas ruas do Centro, sendo acompanhados pelo povo angrense. A primeira parada foi na 116ª DP, onde simbolicamente um preso foi solto pelo imperador. O cortejo, que contou com a participação dos tradicionais Burrinho, Vaca Malhada e do Bate-Bola, além de representantes das danças dos Lanceiros, Coquinho, Marujo, Velhos e Jardineira, seguiram pela Rua do Comércio, atraindo os olhares de todos. A procissão seguiu até a Igreja Matriz e retornou pela Rua da Conceição até o Convento do Carmo, onde um almoço comunitário foi servido.
Personagens folclóricos da Festa do Divino dão um colorido especial ao evento 
O almoço com direito a bolo e refrigerante foi preparado por voluntários da Paróquia Nossa Senhora da Conceição 



- Esta festa renova a fé do povo em um Deus que nos ama e nos cuida. Por outro lado, a tradição cultural ilumina a história, para que sejamos felizes, como Deus quer – destacou Frei Fernando Bezerra, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, organizadora da festa.
As irmãs festeiras, Madalena Aparecida Coelho e Ivonete Coelho Bastos, revelaram a expectativa para a festa no fim de semana. - Trabalhamos muito para realizar esta festa. Esperamos que todo mundo venha prestigiar, pois é uma festa feita pelo povo para o povo – destacou Madalena, agradecendo os parceiros, dentre eles a Prefeitura de Angra, pela ajuda.

Antes da chegada do Menino Imperador à Estação de Santa Luzia, outras atividades marcaram os festejos ao Divino em Angra dos Reis: alvorada festiva e café da manhã servido na casa do Menino Imperador. 

A programação da Festa do Divino continua nesta sexta, às 18h30, com a Procissão das Bandeiras, saindo da casa das festeiras, em direção à Igreja Matriz, onde às 19h30, será celebrada uma Missa, com coroação do Menino Imperador. Depois, no império montado no Cais de Santa Luzia, haverá programação musical com a Banda Sereno e apresentações das seguintes danças folclóricas: Coquinhos, Jardineiras e Lanceiros.

Às 20h, no Cais de Santa Luzia, haverá apresentação musical com Bruno Perez e Erivelton Marques e as danças folclóricas dos Coquinhos, Velhos e Marujos.

No domingo (20), dia de Pentecostes, a programação terá início às 6h, com alvorada festiva e amanhecer no Espírito Santo, com missa e café comunitário. Às 9h30, acontecerá a Procissão das Bandeiras e às 10h será celebrada, na Igreja Matriz, Missa Solene. Às 16h, será celebrada Missa festiva e, às 17h, haverá procissão do Divino Espírito Santo, seguida de troca da coroa do Divino pelo chapéu do Imperador.

Às 20h, continuam as atrações culturais no Cais de Santa Luzia, com apresentação do Grupo Nosso Som e danças folclóricas de Coquinhos, Jardineiras, Velhos, Lanceiros e Marujo.

Da Redação Pascom com a colaboração de fotos de Wagner Gusmão 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.