sábado, 12 de maio de 2018

​Abertura da Festa do Divino Espírito Santo


As festeiras Madalena Aparecida Bastos e Ivonete Bastos abrindo as festividades do Divino  

 Começou nesta sexta-feira (11), a esperada Festa do Divino Espírito Santo, uma das maiores manifestações religiosas e culturais da cidade, que nesta época do ano, ganha um colorido todo especial em tons branco e vermelho, representando as cores da bandeira do Divino.

A programação teve início, às 18h, na casa das festeiras Madalena Aparecida e Ivonete Bastos, para o momento de oração da coroa do Menino Imperador. Dali, saíram as bandeiras do Divino, juntamente com a os músicos da Folia de Reis, direto para à Igreja Matriz, onde aconteceu a Celebração Eucarística.

O primeiro dia da novena, com a reflexão sobre “Sabedoria”, um dos 7 dons do Espírito Santo, foi animada pelas comunidades da Lapa e do Senhor do Bonfim, e presidida pelo pároco, Frei Fernando Bezerra.



Em sua mensagem, o frei explicou que a escolha do tema geral da novena: “Espírito Santo, ajudai-nos a Superar a violência”, teve como inspiração a Campanha da Fraternidade 2018, que trata da fraternidade e não violência. “ O homem sábio edifica sua casa sobre a rocha firme; ele edifica sua vida nos valores cristãos, que ajuda a gerar frutos da paz e não dá violência”, disse o frei.

Após a Santa Missa, cada representante das 14 comunidades que compõe a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, pegaram as bandeiras e saíram em procissão com os grupos de Folia. Em clima de confraternização, o povo se concentrou na barraca (quermesse) montada na praça da Matriz,nesta noite de alegria, que marcou a abertura da Festa do Divino.

A novena segue até o dia 19, sábado , com Procissão de Bandeiras, saindo da casa de um devoto para a Igreja da Matriz, juntamente com a folia do Divino, seguida de Missa na Igreja Matriz, às 19h30.

Primeiro dia da novena animada pela comunidade do centro e Bonfim 

Ladainha e Caixa de Oração. Frei Fernando pediu para que façamos aos outros, o que gostaríamos que fizessem conosco  
No próximo fim de semana, começam as atividades culturais no Cais Santa Luzia, onde se apresentaram as danças folclóricas e também apresentações musicais.

Realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com apoio da Prefeitura de Angra, as celebrações vão até o dia 20, dia da Solenidade de Pentecostes.

Durante todos os dias de festa a Igreja Matriz celebra missas para celebrar o Divino Espírito Santo, com a participação dos fiéis que fazem suas doações de alimentos, durante o ofertório.

O grupo de Círculos Bíblicos animaram a quermesse do dia
No próximo fim de semana, começam as atividades culturais no Cais Santa Luzia, onde se apresentarão as danças folclóricas e também as apresentações musicais.

Realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com apoio da Prefeitura de Angra, as celebrações seguem diariamente até  dia 20, dia da Solenidade de Pentecostes. 
A frente do grupo, o Menino Imperador , João Gabriel e seu séquito, junto com  familiares das crianças da Catequese  

Redação e fotos Pascom
Dalizania Melo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.