terça-feira, 18 de julho de 2017

Grande Festa em Louvor a Nossa Senhora do Carmo



                                             “Em Oração com Maria, Mãe do Carmelo”

Entre os dias 7 à 16 de julho, aconteceu a tradicional Festa de Nossa Senhora do Carmo , padroeira da Ordem Terceira do Carmo em Angra dos Reis, que esse ano teve como tema : “Em Oração com Maria, Mãe do Carmelo”. Para cada noite, um tema específico para reflexão destacando o papel de Maria, a Mãe de Jesus, Serva do Senhor, que nos ensina a fazer a vontade do Pai.

Para nos ajudar nestes dias de reflexões,  os freis carmelitas : Atanael, Reinaldo e Valter, além do pároco frei Fernando revezavam-se  entre si, ora presidindo , ora concelebrando durante o novenário , realizado sempre às 19h30, na Igreja do Carmo.
Freis carmelitas: frei Atanel, o pároco frei Fernando, frei Reinaldo e frei Valter 

Os irmãos Paulo e Pedro Dahaer com sua mãe de 106 anos, sra. Maria parecida participando da abertura da novena 
Todos as noites a celebração começava com o comentarista Pedro Daher , apresentado um pouco da história da Ordem Terceira do Carmo, que existe em Angra há 390 anos. Em seguida, a entronização da imagem da padroeira, depois as orações, ladainhas, o momento eucarístico e encerrando com a  benção do Santíssimo. Animada pelo ministério de música, a assembléia orante louvava com alegria rendendo suas homenagens a Nossa Senhora com o canto mais conhecido entre os sodalícios : “Flor do Carmelo”. Após as celebrações  momento de confraternização ao redor da quermesse.
Ainda durante a novena, os fiéis  participaram com doações de alimentos e do sorteio da capela de Nossa Senhora para levar para casa. Um das sorteadas,  a catequista Rosinha, aproveitou a capelinha para fazer visitas e orações junto aos doentes de sua comunidade. “Fiquei muito feliz  com a capelinha em minha casa, disse emocionada, a sra. Teresa Bala, antiga  moradora do  Morro do Carmo.


No centro, o comentarista Paulo Daher entregando a capelinha aos sorteados da noite   
 
Momento do ofício e entronização da imagem da Virgem do Carmelo

No segundo dia da novena houve a cerimônia no noviciado da Ordem Terceira do Carmo. À direita a conselheira Léa Bullé fazendo a entrega do escapulário as noviças 





                   O ministério de música ,a solista Ana Carolina Daher e no violão o regente Maxwel 

                              As madrinhas do andor Maria de Fátima Lucas e Heloísa Grave


Domingo Solene: Missas, Procissão ,Banda de Música e Fogos

Igreja do Carmo fica lotada de devotos


No dia da festa, 16 de julho foram realizadas três Missas, todas na Igreja do Carmo, sendo a última às 19h30, que aconteceu após a procissão que teve início às  18h. A igreja ficou lotada de devotos  que foram agradecer e pedir a intercessão de Nossa Senhora do Carmo por novas graças. A Missa Solene foi presidida pelo frei Valter que destacou em sua homilia o profeta Elias como modelo da Ordem dos Carmelitas, que se caracteriza por uma profunda devoção a Maria.  “Ela gerou o divino amor, a Mãe de Jesus”, disse frei Valter. E continuou em clima de oração:  “Mãe nos ajuda a ficar grávidos da palavra de Deus para gerarmos  seu Filho ao mundo”, conclui o sacerdote.



Frei Fernando com os padrinhos do andor, Maria do Carmo e seu pai  Baral 

Após a Santa Missa os fiéis se reuniram no Convento do Carmo, onde foi distribuído bolo e refrigerantes para centenas de pessoas.  As aniversariantes do dia, Maria do Carmo Baral (catequista) e Carmem (ministério de música) receberam os cumprimentos pela data. Festejar aniversário no dia de Nossa Senhora é uma alegria muito grande, declara Carmem . E  disse: ” obrigada meu Deus, por eu participar da novena todos os dias e hoje estar aqui , com minha família participando da  Missa em Ação de graças pelo meu aniversário”,  disse Carmem  com grande sorriso!  

Frei Valter posando com as aniversariantes do dia, Carmem (salmista) e Maria do Carmo Baral  



As homenagens a Nossa Senhora do Carmo continuam esta semana, desta vez, na comunidade do Morro do Carmo, Profeta Elias. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição convida a todos a participarem do Tríduo que começa dia 19 de julho, às 19h, na capela local, onde será celebrada a Missa festiva no dia 22.  
   
       Flashes da Pascom durante a Procissão







 
João Luis Oliveira será o padrinho do andor ano para 2018

    Seguem mais fotos do novenário de Nossa Senhora do Carmo 2017





















 











 
O prior da Ordem Terceira  Sergio Bullé

 

 

 







 

 

Redação e fotos: Pascom
Dalizania Melo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.