sexta-feira, 17 de junho de 2016

Junho: mês das festas

Devotos de Santo Antônio prestam suas homenagens e fazem seus  pedidos 

Neste mês de junho, concentram-se três grandes festas religiosas e populares para homenagear os santos: Santo Antônio(13), São João (24) e São Pedro(29). Santo Antônio, homenageado nesta segunda-feira(13), é um dos mais populares de nossa Igreja.

Protetor dos pobres e considerado pelos religiosos o “Doutor do Evangelho,” Santo Antônio foi um grande pregador da palavra de Deus; morreu com apenas 36 anos, e após um ano de sua morte, foi canonizado. Através de sua intercessão, os devotos de Santo Antônio recebem grandes graças, e testemunham verdadeiros milagres.

De acordo com a lenda, Santo Antônio conquistou o título de casamenteiro devido à ajuda que teria dado a duas moças que não tinham dinheiro para o dote e, portanto, não conseguiam arrumar um casamento. Diante da dificuldade delas, Santo Antônio teria jogado um saquinho de moedas pela chaminé das casas das moças desamparadas e, assim, elas teriam conseguido amealhar o necessário para o dote exigido a fim de que pudessem casar.

No dia 13 de junho, celebramos sua festa com a comunidade do Morro do Santo Antônio, que preparou uma programação especial para homenagear o santo. Frei Marcelo, recém chegado de uma viagem peregrina pela Europa, disse que nos lugares onde passou e visitou as relíquias de Santo Antonio, Santa Clara e São Francisco rezou por todos os fiéis da Paróquia. Após a homilia, celebrada na capela de São Francisco, frei Marcelo convidou a todos para meditar uma das frases de Santo Antônio que transmite um pouco da sua grande espiritualidade e que nos inspira a imitar seu testemunho de fé e amor a Deus: “ É viva a palavra, quando são as obras que falam”.

Concluída a santa missa, houve a benção dos pães e o tradicional corte do bolo com a imagem de Santo Antônio.Crianças vestidas de anjos e de franciscanos ajudam a distribuir os pãezinhos abençoados. Salve, Santo Antônio! Confira os momentos da celebração em nossa paróquia. 

Redação: Pascom 
Dalizania Melo
Em Procissão os devotos sobem a  ladeira do Convento São Bernadino Senna  


Frei Marcelo de Jesus celebrando a Missa de Santo Antônio na Igreja de São Francisco 

O tradicional pães de Santo Antônio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.