domingo, 29 de maio de 2016

Celebramos a Eucaristia com Amor


   Hóstia Consagrada : "Tomai, todos e comei: isto é o meu corpo, que será entregue por vós", disse Jesus 

Os paroquianos celebraram nesta quinta-feira (26) a Solenidade de Corpus Christi, uma das datas mais importantes do calendário católico. As atividades começaram bem cedo, com a ornamentação do tapete na Rua do Comércio, preparado pelas comunidades e movimentos da Paróquia. Mãos de crianças, adultos, jovens e até idosos trabalharam com muita dedicação e carinho para fazer o tapete temático, e receber o ostensório com Jesus na Hóstia Consagrada.

Às 16h, na Igreja do Carmo, teve início a Santa Missa, presidida pelo frei Marcelo de Jesus e concelebrada pelo frei Reinaldo e os diáconos Marcelo e Nei campos. Durante a celebração os fiéis colaboraram com o quilo de alimento, que serão doados aos mais necessitados. “Diante da situação política-econômica em nosso País, precisamos ser mais generosos com os mais pobres”- recomendou frei Marcelo.

Ainda em sua mensagem, o sacerdote falou sobre a importância da comunhão, de comungar por inteiro a palavra; e o corpo e sangue de Jesus. “ O amor de Deus em primeiro lugar, o católico não deve faltar a Missa aos domingos, pois a ausência é injustificável”, disse frei Marcelo.







 Após a Missa, por volta das 17h40, os fiéis seguiram em procissão pelo centro da cidade, passando pelo largo da Praça do Zumbi, até chegar a Matriz, onde ocorreu o encerramento da celebração com a benção do Santíssimo.








        No final da procissão, padre Marcelo realizou as bênçãos finais, encerrando a grande festa da Eucaristia. 




  Origem de Corpus Christi 

A expressão Corpus Christi é de origem latina e significa “Corpo de Cristo”. A solenidade ocorre sempre na quinta-feira depois da celebração de Pentecostes. Segundo a história da Igreja, sua  origem  surgiu  em 1243, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teve visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o Papa Urbano IV,  estendeu a festa para toda a Igreja, e desde essa época, a procissão com a Hóstia consagrada, é  conduzida em um ostensório pelas ruas, no meio do povo católico do mundo inteiro.











Fotos e redação: Pascom 
Dalizania Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.