sábado, 14 de maio de 2016

Celebrações da Festa do Divino seguem até domingo Menino Imperador chega ao Cais de Angra


A tradicional chegada do Menino Imperador no Cais Santa Luzia, aconteceu nesta sexta-feira, 13, pela manhã, com as boas vindas do vice-prefeito Leandro Silva, do presidente da Cultuar, Délcio Bernardo e do frei Marcelo de Jesus.
O Menino Imperador, Pedro Henrique Moreira Araújo, e seu séquito, formado por pelos jovens Gabriel Fonseca do Amaral (guarda-estoque), Luiz Guilherme Cândido de Oliveira (mordomo), Caio Henrique Reis, Guilherme Netto Moreira, Lauro Carvalho de Araújo e João Gabriel Pinto dos Reis (vassalos) chegaram em um barco todo ornamentado no Cais de Santa Luzia, onde o povo o aguardava, junto com as autoridades municipais.
 Eles seguiram em passeata pelas ruas do Centro com as figuras folclóricas da burrinha, vaca malhada (Felipe Valente), bate-moleque (Gustavo Valente) e os anjos (Maria Fernanda de Souza Reis, e Bruna Silva Pereira Pinto).


Depois, O Menino Imperador e a comitiva saíram em passeata pelas ruas da cidade. Pararam na sede da delegacia e, simbolicamente, o Menino Imperador libertou um preso. A encenação faz parte da tradição da festa. Antigamente a cena era real, pois o Menino Imperador libertava alguém que já estava para terminar a pena de prisão. Como não há mais presos em Angra, a soltura é simbólica e foi interpretada pelo diretor cultural da Cultuar, o ator Bruno Marques.

O cortejo pelo centro da cidade foi animado pelos grupos folclóricos, folias do Divino, Banda Jardim Sarmento, além da burrinha, vaca malhada e o bate-moleque. O grupo seguiu pela Rua do Comércio, puxado pelos componentes das danças – as crianças dos Coquinhos e os Velhos, todos vestidos a caráter.


“Mesmo que seja uma festa mais modesta que os últimos anos, estamos conseguindo manter a essência da festa do Divino, que é a união. A programação religiosa está acontecendo de forma plena e não deixaremos de ter a programação cultural “ detalhou o presidente da Cultuar, Délcio Bernardo.

CAFÉ DA MANHÃ e ALMOÇO CELEBRAM A UNIÃO DA FESTA

Um farto café da manhã comunitário foi oferecido hoje na Igreja Católica do Morro da Fortaleza, comunidade católica de Nossa Senhora de Fátima. O cortejo, que levou a população para o café, saiu da Igreja Matriz às 6h, com a Banda Jardim Sarmento. Os músicos seguiram cantando as tocatas em homenagem ao Divino Espírito Santo pelas ruas do Centro até o Morro da Fortaleza. O frei Marcelo de Jesus fez uma linda oração em homenagem ao Menino Imperador, à Festa do Divino e à Nossa Senhora de Fátima, que tem seu dia celebrado na data de 13 de maio.



Ao meio dia aconteceu o almoço que reuniu milhares de pessoas no pátio do Convento do Carmo. Foi servido strognoff de frango e refrigerante. Tudo preparado pela equipe de voluntários (pastorais e Movimentos)  da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. A união faz a força, dizia o frei.  










A programação da Festa do Divino segue até domingo. Ainda na sexta, às 19h30, aconteceu a Missa Solene de recebimento das bandeiras do Divino e a coroação do Menino Imperador. No sábado, às 10h, acontece o Encontro Celebrativo do Séquito, com os catequizandos da paróquia. Às 19h30, é a vez do encerramento da novena na Igreja Matriz. Às 21h30, serão apresentadas as duas danças folclóricas: Coquinhos e Velhos. Na sequência, haverá a queima do quadro Glória.


No domingo, dia de Pentecostes e ponto alto da festa, haverá, às 5h, o Amanhecer no Espírito Santo, na Igreja da Matriz, seguida de café comunitário, preparado pela renovação carismática. Às 10h, haverá missa solene de Pentecostes, seguida de corte do bolo. Às 11h, o Menino Imperador visita o Asilo São Vicente de Paula e, às 16h, acontece a missa e procissão do Divino Espírito Santo, com descoroamento do Menino Imperador.


PROGRAMAÇÃO DA FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO 2016
Tema: O Espírito Santo e a Misericórdia de Deus

8º Dia – 13/5: Volta das comunidades com as bandeiras do Divino
7h – Café da manhã na comunidade do Menino Imperador – Morro da Fortaleza
11h – Chegada do Menino Imperador no Cais Santa Luzia
12h – Almoço no Carmo
19h30 – Oitavo dia de novena, com coroação do Menino Imperador
9º Dia – 14/5: encerramento da novena – Igreja Matriz
10h – Encontro celebrativo do séquito com todos os catequizandos da paróquia.
19h30 – Missa, apresentação do Menino Imperador e seu séquito,
21h30 – Apresentação das danças folclóricas e queima do quadro Glória.

Domingo, 15/5 – Solenidade de Pentecostes
5h- Amanhecer no Espírito Santo - Saída das comunidades até a Igreja da Matriz para a santa missa, seguida de café comunitário, preparado pela renovação carismática.
10h- Missa solene de pentecostes, seguida de corte do bolo.
11h- Visita do Menino Imperador ao Asilo São Vicente de Paula
16h – Missa e procissão do Divino Espírito Santo com descoroamento do Menino Imperador.



Fotos: Dalizania Melo (Pascom) 
Colaborou: Cristina Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.