terça-feira, 21 de maio de 2013

Vem Espírito Santo

A Festa de Pentecostes, conhecida também como Festa do Divino Espírito Santo, terminou neste domingo(19). Na Paróquia Nossa Senhora da Conceiçao - Angra dos Reis, a festa foi celebrada com muitas atividades. Houve a novena, iniciada na Igreja Matriz e continuada nas comunidades. Cada comunidade se reuniu para as celebraçoes nas igrejas ou nas casas. É um momento em que as pessoas se reunem e se deixam contagiar pela alegria própria desta festa e, ao mesmo tempo, renovam a fé e se animam a viver e crescer em comunidade. No oitavo dia da novena, as comunidades se reuniram novamente na Igreja Matriz para a Missa na qual o Menino Imperador é coroado. Nos dias seguintes, como de costume, as atividades se concentraram na Matriz. 

De influência portuguesa, a Festa do Divino em Angra dos Reis é uma festa  religiosa e cultural que começou na região por volta do séc. XVIII, durante o apogeu do ouro, daí a participação do Menino Imperador . Este ano, o personagem histórico foi representado por Vitor Paulino Ferreira, escolhido entre os catequizandos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

A parte religiosa da festa foi organizada e realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição. A parte cultural ficou por conta da Prefeitura que, através da Cultuar, organizou os grupos folclóricos conhecidos como as danças dos velhos, coquinhos, jardineiras e marujos, além da montagem das barracas para as quermeses e enfeites das ruas com bandeirolas que deram um destaque visual à festa.

No último fim de semana a programação foi mais intensa. No domingo, após a missa campal, às 5h30 da manhã, presidida por frei Donizete foi servido, no pátio do Convento do Carmo, o tradicional café comunitário . Durante o dia foram realizadas mais duas missas (10h e 16h) ambas na Igreja Matriz. Por volta das 17h30 teve início a procissão pelas ruas da cidade animada com banda de música, folias do Divino,  presença do Menino Imperador com seu séquito, o pároco Frei Fernando Bezerra Leite, o Diácono Permanente Nei Campos, além da prefeita, demais autoridades e muitos devotos. A festa terminou oficialmente à meia-noite, com fechamento do Império na praça do Carmo, iluminado pela queima de fogos em homenagem ao Divino Espírito Santo.
Confira as fotos da Festa do Divino Espírito Santo que registram as celebrações, a procissão, o café comunitário, as folias, o Menino Imperador com seu séquito e muito mais.
Texto e fotos: Dalizania Melo


A Igreja Matriz divinamente decorada nas cores branca e vermelha para Festa do Espírito Santo 














Missa campal em frente ao Convento do Carmo, realizada 
às 5h30 da manhã.










 Festa do Divino movimentou o centro da cidade no fim de semana.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.