sexta-feira, 17 de maio de 2013

Festa do Divino começa no próximo dia 10 de maio

A Festa do Divino Espírito Santo de Angra dos Reis, começa nesta sexta-feira, 10, com a celebração de missa na Igreja Matriz,às 19h30, onde acontecerá a entrega das bandeiras do Divino às comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, que coordena a festa em parceria com a Prefeitura de Angra, através da Fundação Cultural do Município (Cultuar).

A programação deste final de semana inclui ainda a apresentação da Orquestra Sinfônica de Angra dos Reis e Coral da Cidade na sexta-feira, 10, Ciranda de Tarituba no sábado, 11, e Conjunto Amigos do Alto Minho no domingo, 12.

Durante a próxima semana as celebrações religiosas continuam com as novenas nas comunidades. Na sexta-feira, 17,  a cidade se prepara para receber sua majestade, o menino Imperador e seu séquito. Uma alvorada às seis da manhã abre os festejos, logo após tem café comunitário na casa do Imperador e às 10h, no Cais de Santa Luzia, a prefeita Conceição Rabha, autoridades, folias, a banda de música e o povo em geral receberão sua majestade para os festejos.

Em seguida o Menino Imperador realiza o ato simbólico de soltar um preso e percorre as principais ruas do Centro cumprimentando a população. O Menino oferecerá então o tradicional almoço para todos os presentes em sua residência.

Às 19h30 de sexta-feira acontece a missa na Igreja Matriz, com coroação do Menino Imperador e em seguida o cortejo imperial segue até o império montado no Largo do Carmo, onde os grupos de danças se apresentam para o Imperador e seus convidados. Encerrando à noite tem apresentação do Grupo Etnográfico de Cantares e Dançares “João Ramalho de Lafões”, do Rio de Janeiro.

No sábado, 18, tem celebração com as crianças da catequese às 10h. Às 19h30 as comunidades se reúnem para o encerramento da novena e às 21h, tem mais dança no Largo do Carmo. O show fica por conta do Grupo Folclórico Guerra Junqueiro da Casa Trás-os-Montes e Alto Douro, seguido pela apresentação musical de Fados e Guitarradas, com Ciça Marinho e Trio Ricardo Araújo.

No domingo, 19, quando a Igreja Católica celebra o Dia de Pentecostes, será realizada uma missa campal e café comunitário a partir das cinco horas da manhã no Convento do Carmo, seguida de alvorada festiva. Às dez horas tem missa solene na Matriz e logo após o Menino Imperador visita o Asilo São Vicente de Paula. Ás 16h acontecerá uma procissão pelas ruas do Centro, seguida de cerimônia da troca da coroa pelo chapéu do Menino Imperador, na Igreja Matriz.

Fechando a última noite da festa, será realizada uma apresentação das danças folclóricas e do Grupo Português Fausto Neves da Casa de Espinho, do Rio de Janeiro. A queima do quadro “Glória” e de fogos de artifício encerram a festa do Divino Espírito Santo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.