domingo, 26 de maio de 2013

Solenidade da Santíssima Trindade

Quando nossa Igreja celebra uma Solenidade quer chamar a atenção para uma dimensão importante da nossa fé. Hoje, estamos celebrando a Solenidade da Santíssima Trindade justamente para compreendermos como a trindade é fundamental para nossa espiritualidade e nossa prática cristã.
 
Trata-se das três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Muitas vezes nos é dito que a Trindade é um mistério. Entendamos como mistério sim, mas mistério presente que nos é revelado quando, por amor, o Pai enviou o Filho. Também, por igual amor, o Filho nos enviou o Espírito Santo.
 
Nenhuma das três pessoas é mais importante que a outra. Há entre elas perfeita comunhão, de tal modo que a Trindade é considerada a Comunidade Perfeita. Esta afirmaçao é possível porque Deus é Comunidade. Assim sendo, para nossa reflexão e prática cristã, devemos nos perguntar: Por que Deus se fez comunidade? Deus se fez comunidade para o nosso bem, ou seja, para revelar a nós que seu "jeito" de ser e viver - que é o "jeito divino" - é comunitário. Não competiçao, mas comunhão.
 
Portanto, se Deus se fez comunidade, Ele apresenta a nós uma proposta concreta de vida. Deixa assim de ser puro mistério e torna-se uma proposta de vida concreta. Sabemos que nos dias atuais a dimensão comunitária cada vez mais é desvalorizada. Não há interesse na cultura moderna do nosso tempo pelo aspecto comunitário, mais ao contrário, enfatiza-se em demasia o ser humano em sua individualidade. Esta é uma postura de caráter ilusório, pois se diz valorizar a pessoa, no entanto, trata-se de deixá-la isolada em sua existência, tornando-a enfraquecida, manipulável porque não tem "força" para reagir.
 
A vida em comunidade possibita criar unidade e força suficientes para resistir a cultura do tempo atual. Não se manipula facilmente uma comunidade porque ela tem raizes na unidade, na coletividade.
 
Sejamos, pois, imitadores(as) da Trindade. Vivamos em Comunidade.

Fraterno abraço. Frei Fernando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.