domingo, 18 de agosto de 2019

“A família, como vai?”


A Semana Nacional da Família é um evento anual, criada em 1992 e integra o calendário das paróquias e comunidades de todo o Brasil. Em nossa paróquia a atividade iniciou no dia 3 de agosto e terminou no domingo,11, Dia dos Pais, com Missa festiva e caminhada.

O tema central deste ano, “A família, como vai?”, retoma a pergunta da Campanha da Fraternidade de 1994. O evento é motivado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), organismo vinculado à Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e tem como data oficial, de 11 a 18 de agosto de 2019.

Na oportunidade, o pároco Frei Fernando Bezerra Leite explicou que a comemoração da Semana Nacional da Família em nossa comunidade foi antecipada por razões pastorais, além do calendário paroquial.


Hora da Família


Durante a semana, as atividades programadas dentro do contexto do livro “Hora da Família”, aconteceram momentos de reflexões e orações nas comunidades, com espaço para testemunhos de casais, de famílias e religiosos. A programação contou ainda com Adoração ao Santíssimo pelas famílias, realizado na Igreja do Carmo, no dia 9 de agosto. No sábado, dia 10, houve a confraternização com a Noite de Caldos, em comemoração ao Dia dos Pais. Encerrando as atividades, no domingo foi celebrada a Santa Missa na Igreja Matriz, em seguida a caminhada da Família até o monumento dos Reis Magos na Praia do Anil.

Frei Fernando enfatizou que a Semana da Família deve ser lembrada não só numa data específica, mas o ano todo, com vista para vida toda. “A temática da família que pergunta como vai a família, nos remete a reflexão de toda ação evangelizadora da Igreja. É uma oportunidade de oferecer também à sociedade o debate referente aos desafios da família”, destaca o sacerdote.

Segundo o frei, a Semana Nacional da Família é uma expressão de diálogo, de entendimento, de estar mais presente à família. “Tem gente que vem a Missa, beija a mão do padre, mas em casa,não beija a mão do seu pai, e nem pede a sua benção”. Ora, precisamos ser coerentes com o verdadeiro amor que Cristo nos propõe”, concluiu o sacerdote, durante sua homilia no domingo, Dia dos pais.

Confira nas fotos alguns momentos celebrativos com participação das comunidades católicas :









                                                       Oração pelas famílias

Jesus, Maria e José,
em Vós contemplamos
o esplendor do verdadeiro amor,
confiantes, a Vós nos consagramos.

Sagrada Família de Nazaré,
tornai também as nossas famílias
lugares de comunhão e cenáculos de oração,
autênticas escolas do Evangelho
e pequenas igrejas domésticas.

Sagrada Família de Nazaré,
que nunca mais haja nas famílias
episódios de violência, de fechamento e divisão;
e quem tiver sido ferido ou escandalizado
seja rapidamente consolado e curado.

Sagrada Família de Nazaré,
fazei que todos nos tornemos conscientes
do carácter sagrado e inviolável da família,
da sua beleza no projeto de Deus.

Jesus, Maria e José,
ouvi-nos e acolhei a nossa súplica.

Amém.





Redação e fotos:Pascom angra
facebook: pascomangra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.