segunda-feira, 26 de março de 2018

Mastros da festa de São Benedito são levantados no Domingo de Ramos



A Festa será celebrada nesta segunda-feira , 2 de abril 

Depois do solene Tríduo preparatório à Festa do Glorioso São Benedito, na Igreja de Santa Luzia, entre os dias 20 e 22 de março, houve no fim da tarde deste domingo (25), o Levantamento dos Mastros com as efígies de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, na presença da Irmandade, dos Juízes do Mastro, fiéis e devotos.
Antes, porém, às 16h, aconteceu uma celebração na Igreja de Santa Luzia, seguida de procissão até o Largo da Igreja Matriz.

Os festejos do Glorioso São Benedito, considerado o segundo padroeiro de Angra dos Reis, por isso o feriado municipal, atraem um grande número de fieis. O dia para festejar o santo  é sempre uma segunda-feira após o Domingo de Páscoa, este ano será no dia 2 de abril. Neste dia, fieis devotos saem às ruas com cânticos e orações, agradecendo as graças alcançadas ou fazendo algum pedido especial ao santo.


O festejo, que neste ano tem como tema “Protetor Miraculoso do povo de Angra dos Reis”, conta com as tradicionais barraquinhas e parque de diversão, que estão sendo montadas ao lado do Centro de Informações Turísticas, na Praia do Anil, e vão funcionar a partir desta quinta-feira (29) até o dia 8 de abril.

A programação da Festa de São Benedito é uma realização da Irmandade de São Benedito de Angra dos Reis e conta como apoio da Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio (SECUP) e da Fundação de Turismo (TurisAngra).


Programação Festa de São Benedito

02/04 -segunda-feira - Dia de São Benedito 

6h - Alvorada festiva com repicar de sinos, espocar de foguetes, banda de música e congadas anunciando a festa
7h - Café da manhã no Clube Comercial
7h30 - Santa Missa em intenção das almas dos Irmãos falecidos e benfeitores da irmandade na Igreja Matriz
10h – Missa Solene na Igreja Matriz, cantada e incensada com a presença da Irmandade, sacerdotes convidados, Juízes da festa, Corte de São Benedito e população Católica. Após a Missa, distribuição dos pães bentos, lembranças dos festejos e retorno da Irmandade para Igreja de Santa Luzia.
12h - recepção dos Juízes da festa com almoço festivo no Convento do Carmo com corte do bolo e distribuição de doces.
16h - Missa de Ação de Graças, na Igreja Matriz.
17h- Solene Procissão, com saída da Igreja Matriz, com a Relíquia do Santo Lenho de Jesus Cristo, as imagens de Nossa Srª do Rosário, Menino Jesus e do Glorioso São Benedito, juntamente com sua relíquia, seguindo o itinerário de costume. Logo após, TE DEUM (Ação de Graças), na Igreja Matriz pelas festividades do corrente ano e queima de fogos.

08/04 – domingo – Descimento do Mastro

16h – Descimento dos mastros de São Benedito e Nossa Srª do Rosário, na presença da venerável Irmandade, Juízes do Mastro Secular, imagem de São Benedito e fieis e devotos. Em seguida, retorno em procissão para a Igreja Matriz, encerrando os tradicionais festejos do ano.

 Fotos: Anderson Tavares 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.