domingo, 9 de setembro de 2018

Dom Ubiratan Preside Missa do Crisma

Neste sábado, dia 8 de setembro, a  Missa do Crisma na Igreja do Carmo foi preparada pela Catequese da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e presidida pelo bispo José Ubiratan Lopes, com a presença do pároco Frei Fernando e dos Diáconos Nei campos e Paulo Ricardo. A  primeira Missa aconteceu às 10h da manhã, e a segunda Celebração, às 16h, que reuniu adolescentes, jovens e adultos. 


"Hoje acontece o novo Petencostes", assim iniciou sua homilia, Dom Ubiratan. E explicou: -O Espírito Santo é Aquele que é o nosso Defensor, Santificador, o nosso Paracquito, que vem em nossa fraqueza e  anima a nossa vida- disse o bispo.    
É o Espirito Santo que vem nos confirmar a sermos testemunhas de Cristo. E o mundo necessita de testemunhas. A Crisma nos pede para sermos cristãos na escola, no trabalho e na comunidade.

Ainda durante a Celebração Eucarística, dia em que a Igreja comemora a Natividade de Nossa Senhora, Dom Ubiratan, disse que Ela foi a portadora do Espírito Santo. _Maria foi a primeira discípula e missionária de Jesus_concluiu o bispo. 


"Vinde, oh doce hóspede de nossas almas e vem fazer morada em nós". O Espírito Santo é um hospede que vem pra ficar, disse o bispo 



Com a vela acesa, Dom Ubiratan convidou os crismandos a renovarem as promessas do batismo; e a partir deste momento estarem a serviço dos irmãos ,  iluminados pela Luz do Espirito Santo.  
Na hora da unção do Santo Óleo do Crisma, os padrinhos acompanham os crismandos até o altar, onde o bispo faz o sinal da cruz (na fronte) para que se tornem adultos na fé. E diz: recebe por este sinal o Dom do Espírito Santo.






A Igreja vive o encontro com Cristo Ressuscitado pela presença da Palavra, da Oração e da Eucaristia



Emocionada, a jovem Isabella é uma das crismandas,  acompanhada pela madrinha(à sua direita)

Ao final da Santa Missa , dom Ubiratan foi homenageado com orações, conduzida pelo Frei Fernando pela passagem do seu aniversário, ocorrido no dia 7 de setembro. Dom Ubiratam agradeceu o carinho de todos os fiéis e deu as bênçãos finais. Após os cumprimentos, ele posou para a foto com os crismandos e em seguida viajou para Itaguaí, onde reside. 

Dom Ubiratan, Frei Fernando e os Diáconos Nei Campos e Paulo Ricardo, à direita 

Celebrações do Crisma realizadas na Igreja do Carmo com presenças de familiares e amigos dos crismandos 
Pascom
Dalizania Melo
Veja mais fotos no facebook: Pascom.angra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.