sábado, 18 de agosto de 2018

"Nossa Senhora da Lapa, Mãe da Esperança e da Vida"



Neste sábado, dia 18, acontece a tradicional Festa de Nossa Senhora da Lapa, padroeira da comunidade do centro, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. De 15 à 17 de agosto foi realizado o Tríduo, na igreja, onde funciona o Museu de Arte Sacra. Durante o tríduo , o tema teve como reflexão: "Nossa Senhora da Lapa, Mãe da Esperança e da Vida", e contou com a participação das Irmandades: Ordem Terceira do Carmo, Ordem Franciscana Secular e Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus.

Para marcar a data festiva, neste dia, 18, está programado a procissão às 18h, saindo da Igreja do Carmo até chegar a Igreja da Lapa. Em seguida, Missa Solene, e logo após a confraternização. Você está convidado a participar com sua família e amigos! Oremos! Nossa Senhora da Lapa, rogai por nós!




Breve Histórico

A igreja foi construída em 1752. Foi tombada pelo IPHAN em 1954 Mor e desde 1992 abriga o Museu de Artes Sacras de Angra dos Reis.

No período da festa suas instalações estarão funcionando apenas como igreja, como prevê o acordo entre a Prefeitura e Mitra Diocesana, que cedeu a Igreja da Lapa para abrigar o museu.

Historicamente a capela é dedicada a Nossa Senhora da Lapa. Foi erguida em 1752 por Baltazar Mendes de Araújo em homenagem à santa. Nossa Senhora da Boa Morte era uma Irmandade introduzida no Convento do Carmo no século XVIII. Mas no século XIX se desentendeu com as freiras Carmelitas e se instalou na Igreja dedicada a Nossa Senhora da Lapa, onde desde então as duas santas passaram a ser reverenciadas. Oficialmente Nossa Senhora da Boa Morte é comemorada no dia 14 de agosto e Nossa Senhora da Lapa no dia 15, daí em Angra dos Reis os festejos se uniram.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.