sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Palestra sobre o Papa e o Leigo


A Igreja do Carmo abriu as portas especialmente nesta quinta-feira (9), para receber um grupo de católicos que participaram da palestra sobre o “Leigo e o Papa Francisco”, ministrada pelo professor  e teólogo Francisco Orofino, conhecido como biblista e educador popular nas comunidades de base, além de escritor e autor de vários livros, sendo algumas de suas obras em parceria com frei Carlos Mesters.  

Depois da sua bela palestra Ourofino posa com a turma de leigos da Paróquia, que nem todos couberam na foto. Sorry! 

Dentro desse processo de formação dos cristãos o objetivo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição é de preparar aqueles que desejam assumir os diversos serviços e Ministérios na Igreja; que é sempre uma boa oportunidade para dinamizar o estudo bíblico e aprofundar na prática do Documento 105:'Cristãos leigos e leigos na Igreja e na Sociedade' e demais documentos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato; e estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas, 'verdadeiros sujeitos eclesiais' (DAp, n. 497a), como “sal, luz e fermento” na Igreja e na Sociedade.

O palestrante destacou a importância do trabalho e a missão dos leigos e leigas, que tem uma atuação ativa nas diversas áreas de serviços e pastorais da Igreja, e afirmou que eles são  como verdadeiros colaboradores dos sacerdotes nas Comunidades e Paróquias.
Professor, escritor  e educador popular Francisco Orofino 


Francisco Orofino falou ainda sobre o Ano Laicato que será celebrado em toda Igreja do Brasil,  no período de 26 de novembro de 2017 à 25 de novembro de 2018, e terá como  tema : “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na 'Igreja em saída', a serviço do Reino, e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).

O Ano do Laicato terá como objetivo geral, como Igreja (povo de Deus) celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos(as) no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade.  
A data do início do Ano Laicato será comemorado na Festa de Cristo Rei, no próximo dia 26.

Ao término da palestra  Francisco Orofino desejou a todos os participantes que o Ano Laicato seja bem proveitoso para todos os  leigos e lembrou a passagem bíblica, narrada por Mateus 18:20, onde Jesus diz: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome,aí, estou no meio deles”.
 
O palestrante posando com as leigas Baral e Shaiana 

  
 
Momento de tirar dúvidas com o palestrante. "Na fila do povo", Sílvia Alice faz pergunta



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.