quarta-feira, 19 de abril de 2017

Celebrações Marcam a Festa de São Benedito

Este ano, a festa em homenagem ao patrono da Irmandade de São Benedito de Angra dos Reis, terminou sem a tradicional procissão que atrai milhares de fiéis. O tempo não colaborou e a procissão foi adiada para o próximo domingo, 23 de abril, a partir das 16h, com saída da Igreja Santa Luzia. 
A programação festiva em honra ao glorioso São Benedito começou no dia 09 de abril, com o levantamento dos mastros no Largo da Matriz. No decorrer da semana houve celebrações na Igreja Santa Luzia, às 19h30, e no dia da festa foram realizadas três Missas. A primeira às 7h da manhã , com frei Marcelo Aquino, que veio especialmente de Mogi das Cruzes para celebrar na Igreja Santa Luzia. A segunda Missa, a mais festiva , aconteceu às 10h, com o bispo diocesano José Ubiratan Lopes. E a tarde, última Missa do dia, também na Matriz foi celebrada às 16h, pelo pároco frei Fernando Bezerra Leite. 



Missa Solene com Dom Ubiratan 

Antes da Missa das dez, a banda de Música do Colégio Naval tocou o Hino Nacional, onde foi realizada a celebração com a presença de autoridades, além dos juízes e festeiros Silas e Fátima, Fernanda e Luiz Eduardo Rabha, do casal de rei e rainha figuras tradicionais da Festa de São Benedito. 
Em sua mensagem, Dom Ubiratan iniciou dizendo que estamos vivendo a oitava da Páscoa. E citou: “Jesus ao aparecer Ressuscitado para as mulheres que estavam do lado de fora do túmulo, disse: -Alegrai-vos! “ Também nós, nesta grande festa de São Benedito devemos nos alegrar; porque Cristo venceu o sofrimento e a morte”. E continuou: “ São Benedito soube anunciar essa verdade do Cristo Ressuscitado, ele soube ser luz de Cristo, e foi seu seguidor fazendo o bem , deixando transparecer o brilho da luz do nosso Senhor Jesus Cristo”, disse o bispo. 

"Os discípulos reconheceram o Senhor Jesus ao partir o pão. Aleluia! O Senhor Ressuscitou!



Com o Relicário nas mãos (que guarda  um pedaço do corpo de São Benedito) o bispo abençoa a multidão de fiéis  





No final da celebração, o atual provedor da Irmandade, Roberto Costa fez questão de agradecer a seu pai, Carlindo Antônio Costa, 74 anos, pelos serviços prestados a Irmandade ao longo desses anos, e que hoje está afastado por problemas de saúde. “Meu pai dedicou uma vida inteira a Irmandade e sempre ajudou várias Igrejas da cidade com doações de bancos e entre outras obras com o dinheiro das barraquinhas”, desabafou Roberto Costa. 
O ex-provedor da Irmandade São Benedito, Carlindo Costa (ao lado dos festeiros), durante a Missa Solene 



 Após a celebração houve distribuição de pães e do santinho. Em seguida, os fiéis seguiram para o tradicional almoço no Ceav, acompanhados dos grupos de Congada, vindos de Lorena e Guaratingueta (SP), que todo ano, animam e dão um colorido especial a festa. Salve São Benedito!
Congadas de Guaratinguetá e Lorena (SP) animam a festa 

  O Ministério de Música da Paróquia Nossa Senhora da Conceição com o vocalista Jeffinho, aniversariante




 





Os aniversariantes homenageados: Felipe e Jeffinho Afonso 




Dom Ubiratan, Victor, Baral e Roberto Costa 

As devotas fiéis de São Benedito Conceição Rabha e Dalila 

O tradicional almoço gratuito lotou o pátio no Ceav 


A festeira Fernanda Rabha na distribuição do bolo

São Benedito, Rogai por nós!
 Redação e fotos: Pascom
  Dalizania Melo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.