segunda-feira, 14 de setembro de 2015

7º Encontro Estadual de Fé e Política em Angra

Neste fim de semana, 12 e 13 de setembro, foi realizado no Clube Comercial, centro de Angra o 7º Encontro Estadual de Formação de Fé e Política, que teve como tema: “A Presença da Igreja (e das religiões) no mundo de hoje”, com assessoria de frei Gilvander Moreira, doutor em Educação pela FAE- UFM Universidade Federal de Minas Gerais e Ana Paula Araújo Pereira, bióloga e assessora da Pastoral de Juventude do Espírito Santo.
Ana Paula da Pastoral da Juventude do Espírito Santo
Ana Paula da Pastoral da Juventude do Espírito Santo
O encontro reuniu cerca de 160 pessoas de vários municípios, que tiveram a oportunidade de renovar suas experiências de fé, com momentos de espiritualidade, e participar das palestras e debates com os painéis apresentados durante a programação: “Ver- desafios da fé e política; Julgar- razões da nossa esperança em tempo de crise e Desafios do Agir”. Frei Gilvander trouxe aos participantes a reflexão do servir sem medo e viver o evangelho de Jesus com coragem. “Precisamos fazer a diferença como Cristãos, ser luz no mundo, ser sal e ser fermento na massa”, disse Frei Gilvander.
Frei Gilvander Moreira
Frei Gilvander Moreira
Logo após, as palestras na tarde de sábado, o Bispo Roberto Francisco da Diocese de Campos de Goytacazes deu o ar da graça e deixou a platéia ainda mais animada com sua presença. Dom Roberto é bispo referencial na Comissão Regional do Leste 1,no setor católico da Política e Ecologia Integral. Ele veio dar apoio ao encontro, e em sua breve fala declarou que o ecumenismo precisa se renovar e fortalecer as relações humanas. E deixou um recado bem humorado aos jovens: “Não deixe que roube as esperanças. Se eu não puder resolver, estarei rezando por vocês”, finalizou.
Bispo da Diocese de Campo Goytacazes, Roberto Francisco
Bispo da Diocese de Goytacazes,
O evento contou com o apoio da Paróquia Nossa Senhora da Conceição na acolhida aos participantes, oferecendo hospedagem comunitária, além das refeições que foram servidas no Convento do Carmo. O pároco, Frei Fernando Bezerra Leite declarou: “Sabemos da importância deste encontro e precisamos oferecer ao nosso povo possibilidades de entender a política como instrumento essencial na promoção do bem comum e, também despertar a consciência de que a Fé cristã é parte integrante deste processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.