Depois da novena, celebrações e atrações culturais, à meia-noite deste domingo (8) ocorreu o uma grande queima de fogos para marcar o encerramento oficial da Festa do Divino Espírito Santo em Angra dos Reis.
A Igreja Matriz ficou lotada durante as celebrações de pentecostes, que acontece 50 dias após a Páscoa e lembra a passagem bíblica em que o Espírito Santo desce aos apóstolos depois da morte e ressurreição de Jesus. Após a primeira missa realizada às 5h30 da manhã, os devotos saborearam um delicioso café matinal que foi serviço em frente a Matriz.
Às dez da manhã, mais uma bonita cerimônia eucarística foi celebrada, desta vez, no Caís Santa Luzia, onde foi montado o Império do Divino. Após a missa solene, presidida pelo frei Reinaldo , os festeiros , o Menino Imperador e seu séquito, a folia de Reis e os devotos seguiram para visitar os idosos do Asilo São Vicente de Paula. Os velhinhos se divertiram e se emocionaram com a animação dos festeiros.
A procissão de Pentecostes encerrou a programação religiosa com o cortejo que teve início às 17h30, após a missa celebrada às 16h, na Igreja Matriz. A procissão reuniu centenas de fiéis pelas ruas da cidade que acompanhavam o andor carregando a imagem do Divino Espírito Santo, decorado nas cores branca e vermelha. Após a chegada da procissão na Matriz, os católicos e o menino Imperador seguiram para o Caís Santa Luzia para o encerramento da programação cultural com a tradicional dança folclórica e banda de música. Foi tudo divino!
Fotos e texto: Dalizania Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.