sexta-feira, 13 de junho de 2014

Despedidas de um grande servo de Deus





Faleceu dia 11, o bispo emérito da diocese de Itaguaí (RJ), dom Vital João Geraldo Wilderinck, em um acidente de automóvel, próximo a Lídice, onde atualmente morava o bispo.
Depois do velório realizado na catedral São Francisco Xavier, no centro de Itaguaí, a missa solene, às 17h,  foi presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta,  e em seguida o sepultamento no mesmo local.
Dom Vital era natural de Deventer, Holanda. Foi ordenado presbítero em 07 de julho de 1957 em Roma, Itália, e nomeado bispo em 14 de junho de 1978, sendo ordenado em 13 de agosto do mesmo ano, em Volta Redonda (RJ).
Estudou Filosofia em São Paulo e doutorou-se em Teologia, em Roma. De 1978 a 1980, foi bispo auxiliar de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ); de 1980 a 1998, foi bispo de Itaguaí; de 1978 a 1980, foi  vigário episcopal de Angra dos Reis e de Itaguaí (RJ).
Foi também presidente da Comissão Pastoral da Terra – regional Rio de Janeiro;  membro da Comissão Episcopal de Doutrina; membro da Comissão Episcopal de Pastoral – Dimensão Bíblico Catequética; membro do Departamento de Catequese do Conselho Episcopal Latino-americano; delegado à Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da Assembleia da CNBB e confirmado pelo papa João Paulo II, em 1997; delegado do Sínodo sobre a Vida. 
Dom Vital,  homem de fé, exemplo de simplicidade e sabedoria , foi sem dúvida, um grande servo de Deus para nossa Diocese de Itaguai. Descansa em paz! 

Fotos: Pascom-Cristoatividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.