sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Relíquia de São Benedito em exposição na Igreja Santa Luzia


Uma missa solene foi celebrada na Igreja Matriz, dia 1º de agosto, às 19h30, para receber uma relíquia de São Benedito, um dos santos mais venerados na cidade. A celebração foi presidida pelo padre Gilberto Stanisce (Santíssima Trindade) e concelebrada pelo frei Fernando Trupia, que veio especialmente da Itália para doar o relicário a Irmandade de São Benedito em Angra dos Reis, além de doar fotografias e outras lembranças de São Benedito, em homenagem a devoção dos fiéis ao santo padroeiro, há mais de 200 anos na região.
Durante a missa o frei italiano Fernando Trupia, ora falava em português, ora em italiano, disse que diante da relíquia os devotos ficam mais próximo de  São Benedito, e que devemos  imitá-lo em sua bondade e solidariedade aos pobres. “Fazemos mais íntimo da espiritualidade São Benedito, que nos ensina a amar a Deus em primeiro lugar, por isso, ele dedicava sua vida em contemplação, em comunhão com o divino”- concluiu o sacerdote italiano. O frei Fernando  também levou de lembrança, uma placa de Angra dos Reis que será instalado no muro da cidade de Palermo e ainda convidou a todos para ir lá, na Itália.  
Após a bonita celebração os fieis seguiram em procissão da Igreja Matriz para Igreja Santa Luzia, centro,  onde o relicário permanecerá em exposição para visita e oração. Em seguida a Irmandade ofereceu um coquetel no Clube Comercial para festejar o ato religioso. Dentre as presenças estava lá, Carla (filha do Carlão e da Benedita Correa) acompanhada da netinha. Carla, no início da gravidez ficou gravemente doente, e  recebeu a graça da recuperação de sua saúde, e  segundo ela, pela intercessão de São Benedito.      

SÃO BENEDITO

Santo Benedito viveu na Itália até a sua morte em 4 de abril de 1589. Seu corpo intacto encontra-se sepultado na igreja de Santa Maria Di Gesu, em Palermo na Itália.
São Benedito nasceu no ano de 1526 em Filadelfo, na Itália. Foi pastor de rebanho até os 21 anos, quando se tornou eremita. Começou sua vida religiosa no convento dos frades capuchinhos, onde trabalhou como cozinheiro, tornou-se franciscano e vivia em extrema piedade e pobreza.

No Brasil, passou a ser venerado a partir de período colonial pelos escravos, se tornando um dos santos mais populares do país.
Fotos: Edinho Lima














Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.