segunda-feira, 1 de julho de 2013

“Bote Fé” lota o Caís de Santa Luzia em Angra

No sábado (29), milhares de pessoas lotaram o caís de Santa Luzia em Angra dos Reis, para receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no “ Bote Fé”. O evento católico organizado pela juventude da Diocese de Itaguaí, contou com shows e a santa missa presidida pelo bispo José Ubiratan, e concelebrada por padres de diversas paróquias da região Costa Verde.

O evento começou às 18h, com a missa campal e a chegada dos símbolos , representados pela a cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, que foram levadas até ao palco pelos jovens. Foi um momento de muita emoção e alegria para os fiéis, principalmente para aqueles que conseguiram tocar nos símbolos .

Durante a celebração , Dom Ubiratan , saudou as autoridades presentes, agradeceu os jovens e ressalvou a importância dos fiéis de seguirem Jesus. “Não devemos ter medo da cruz, porque Jesus não tira nada de ninguém, Ele só doa, e nos ensina como viver a verdadeira alegria, por isso, devemos nos gloriar diante da cruz de Jesus”, declarou.

Ainda em sua homilia, o bispo explicou o que significa o Ícone de Maria (quadro de arte bizantina) símbolo que acompanha a cruz peregrina doada aos jovens pelo Papa João Paulo II para percorrer nos lugares onde acontece a Jornada Mundial da Juventude.-Quando Maria estava iniciando sua juventude ficou grávida de Jesus e foi solidária ao seu filho até a morte na cruz- Por onde passa a cruz segue também a Virgem Maria. Ela comungou com a paixão de Cristo, não podemos compreender Maria sem a cruz. Ela foi fiel a Jesus e como Maria devemos ser discípula e testemunhas do amor de Deus – concluiu o bispo.

Dom Ubiratan ressalvou também que este momento ao celebrarmos o “ Bote Fé”, em Angra dos Reis, no Dia de São Pedro, significa incentivo e crescimento de fé para jovens, adultos e idosos.- É tempo de graça e de revitalização para nossa Igreja- declarou.

Ao final da celebração, o padre e Jeferson, da Arquidiocese do Rio de Janeiro saudou os católicos angrenses e convidou a todos para participarem da Jornada Mundial da Juventude que se realizará de 23 à 28 de julho, no Rio, com papa Francisco.

Ainda no palco, Alex de Almeida, coordenador do Setor Juventude Regional o “Bote Fé” foi só um ensaio para a “Semana Missionária”, que acontecerá em nossa região de 16 à 20 de julho, antes da JMJ. “Já temos inscritos 140 jovens canadenses, que serão acolhidos pelas comunidades com apoio da Paróquia Nossa Senhora da Conceição ”, anunciou Alex

Após a cerimônia religiosa, teve início o show com a permanência da Cruz e o ícone de Nossa Senhora no palco, onde se apresentaram as bandas católicas com momentos de reflexão. À meia noite os símbolos seguiram para Igreja do Carmo.
Fonte: Pascom Angra / Fotos Vânia Moreira








Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.