sábado, 9 de fevereiro de 2013

V Domingo do Tempo Comum - Lc 5, 1-11

Neste quinto domingo do tempo comum, a liturgia nos apresenta a passagem do evangelista Lc 5, 1 – 11 que narra a grande metamorfose na vida dos discípulos.  O evangelho narra a pesca milagrosa que tornou-se uma espécie de parábola da missão dos discípulos.

É bom lembrar da música que diz: “ Há um barco esquecido na praia, já não leva ninguém a pescar... “  Por que não pesca mais? Porque doravante os discípulos de Jesus passariam a serem pescadores de seres humanos. Passariam a servir a um novo patrão: Jesus. A quem servimos nos dias de hoje? É preciso deixar Jesus encher a nossa vida, pois é Ele quem sabe onde e quando a rede deve ser lançada e quem necessita ser atraído para o reino.

É preciso obedecer a Jesus. Foi o que fizeram os profissionais da pesca, que apesar de suas habilidades, voltaram sem resultado. Mas, confiando na palavra de Jesus, o resultado foi espetacular. Obedeceram a ordem: “ Lançai vossas redes.” Depois de tanto peixes, eles continuaram a jogá-la, não mais no mar da Galiléia, mas no mar do mundo onde se encontra a humanidade a ser apanhada pela rede do reino. 

A partir daí, tudo mudou na vida desses homens. Foram corajosos e deixaram os laços afetivos de família, deixaram à profissão, os projetos pessoais e tudo o mais foi deixado de lado porque agora o maior tesouro, o maior amigo, eles encontraram: Jesus. 

A decisão dos primeiros discípulos foi um salto no escuro. Aliás, se quisermos servir ao reino é preciso fazer o mesmo, ou seja, ser prestativo e ter uma profunda confiança em Jesus que permite que lancemos as redes na aventura do serviço ao Reino.

Diante da cena da pesca milagrosa, cabe fazer uma pergunta: a quem queremos servir? Ao mundo ou a Jesus? Oxalá a opção por Jesus seja a nossa escolha e que digamos sempre: “ eis-me aqui Senhor para fazer a tua vontade“. Sejamos pescadores do reino e para o reino, agindo assim estaremos construindo a paz entre nós.

Frei Reinaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.