terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Aos queridos e amados irmãos e irmãs da Pastoral da Sobriedade.

A pastoral da sobriedade da Arquidiocese de Niterói está participando na formação
Deste projeto com Arquidiocese de S. Sebastião do RJ para a JMJ que deixará este
legado Social para o Papa Bento XVI.
Jornada da Juventude deixará polo de tratamento de dependentes em drogas como legado social.

O Globo

Projeto será parceria com o SUS e terá cem leitos em hospital da Tijuca

RIO - A Arquidiocese do Rio quer transformar até cem leitos do Hospital da Ordem Terceira da Penitência, na Tijuca, em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), em um polo de tratamento de viciados em crack que necessitarem de internação.

A proposta, anunciada nesta quinta-feira, faz parte de uma série de medidas para tentar conter o avanço do consumo da droga, que o Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) planeja como legado social do evento. A Jornada da Juventude será realizada entre os dias 23 e 28 de julho deste ano.

A implantação do legado social de combate ao crack acontecerá em várias frentes durante o ano. Em comunidades carentes, a prevenção será intensificada com campanhas de esclarecimento por meio da exibição de vídeos, distribuição de materiais educativos e palestras de especialistas. Além disso, as ordens religiosas que já atendem a dependentes com crack estão se organizando para criar uma espécie de cadastro único. A abertura de leitos será a última etapa.

— O cadastro dará agilidade no momento que um médico diagnosticar se o paciente precisa de atendimento ambulatorial ou de internação para tratamento. A dependência, muitas vezes, é física, química e psicológica. Às vezes cuidamos do químico e nos esquecemos do psicológico — explicou o padre Manuel de Oliveira Manangão, diretor de legado social da JMJ.

Um dos polos de atendimento inicial dos usuários será um prédio da Arquidiocese do Rio em São Cristóvão criado para consultas e distribuição de medicamentos para a população de rua. O vice-presidente da JMJ, dom Antônio Dias Augusto Duarte, contou que nos últimos anos vem sendo constatado entre os pacientes um aumento também no número de dependentes de crack.

— Os números não estão fechados, mas podemos chegar a até cem leitos em parceria com o poder público. A oferta seria aumentada gratuitamente a partir de um programa piloto que poderia contar com cerca de 20 leitos, estimou Dom Antônio.

Antes do Hospital da Tijuca, o COL chegou a discutir com o estado a cessão das instalações do Hospital São Sebastião ou do Hospital Anchieta, no Caju, que estão desativados. Mas desistiu porque os imóveis estão invadidos.

Peregrinos

O anúncio foi feito nesta quinta-feira durante um balanço do arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, dos preparativos para a JMJ no Centro de Estudos do Sumaré.

A pastoral da sobriedade da Arquidiocese de Niterói está participando na formação deste projeto com Arquidiocese de S. Sebastião do RJ para a JMJ que deixará este

legado Social para o Papa Bento XVI.

Em Angra o Grupo de AutoAjuda da Pastoral da Sobriedade funciona todas as 2as feiras, às 19h30, no Convento do Carmo

Participa a família, o dependente e os agentes de pastorais. Venha conhecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.