sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Convento São Bernardino de Sena está interditado por conta da chuva forte

A chuva forte que atinge a cidade desde ontem revelou a situação precária que se encontra
um dos mais valiosos patrimônios históricos de Angra, o Convento São Bernardino de Sena, que está interditado. Segundo o diretor de patrimônio da Cultuar, Marcos César Cardoso, a situação é extremamente preocupante. O convento, que foi construído em 1763 e tombado pelo IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), na década de quarenta, está repleto de infiltrações, principalmente no madeiramento do corredor superior, umas das principais bases de sustentação do prédio. No telhado colonial a situação não é diferente, existem goteiras por todos os lados e o madeiramento está deteriorado. Com isto não existe um só lugar do templo principal do convento que não esteja sendo atingido pela água da chuva, inclusive a rede elétrica. O pátio externo também é o retrato do abandono. O mato está alto e até lixo é encontrado no local.

Segundo o diretor, o convento não passou por nenhum tipo de manutenção nos últimos anos, o que demonstra o total descaso perpetrado pelos antigos gestores do patrimônio histórico e cultural da cidade.

O presidente da Cultuar, Zequinha Miguel, visitou hoje pela manhã o convento e diz ter ficado impressionado com o que viu. “Realmente o convento está completamente abandonado e existem riscos reais do comprometimento de sua estrutura caso não sejam feitas obras emergenciais de reparo. Já estamos nos mobilizando para entrar em contato com IPHAN e com as autoridades competentes para solicitar os reparos que terão que acontecer em quase todos os pontos do convento”, informou.


-- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.