domingo, 11 de novembro de 2012

Trigésimo Segundo Domingo do Tempo Comum


Para uma religião em espírito e verdade - Mc 12,38-44

 
Sentado diante do cofre de esmolas estava Jesus. Ele observava como a multidão lançava pequenas moedas dentro do cofre. Os ricos lançavam muitas moedas. 
Vindo uma pobre viúva, ele observou que ela pôs no cofre duas moedas de pequeno valor.
Jesus chamou ou discípulos e disse; " Em verdade eu vos digo que está pobre viúva lançou muito mais do que todos os que ofereceram moedas no cofre. Todos deram do que lhes sobrava. Ela, porém, na sua penúria ofereceu tudo o que possuía".

A viúva ofertou o que era necessário para sua sobrevivência, enquanto os ricos ofertaram o que eles tinham de sobra, o que não lhes ia fazer falta. O gesto da viúva, foi um gesto de confiança na providência divina, enquanto que os ricos, com suas enormes doações, apenas cumpriam obrigações para a conservação do templo e também para obter glórias e previlegios diante dos doutores da lei, uma vez que no tempo de Jesus os ricos eram valorizados e os pobres desprezados.
O gesto da viúva pobre, o desprendimento diante do que ela possuía, foi um gesto de
confiança na providência divina, um gesto de oração, fé e amor. A lição que fica desta boa mulher, é que “uma religiosidade autêntica é fruto de uma fé viva que se expressa no desprendimento, disponibilidade e doação, do que temos e somos, ao Senhor e ao próximo”.
 
Está é a religião em espírito e verdade, sem hipocrisia e formalismo. Esta é a religião que Deus aceita, porque Ele lê nos corações dos homens e sabe o que se passa dentro deles.
Não precisava conhecer os 613 preceitos (conforme prescrevia a tradição da época) para cumpri-los; É preciso, sim, dar o que é de Deus, quer dizer, em forma de duas moedinhas, esta viúva doou toda sua vida pela confiança em Deus. Demonstrou viver a autêntica Religião.
 
Abençoada semana a todos.
 
Frei Donizetti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.