sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Dia 02 de Novembro: dia dos Fieis Defuntos

Celebramos a vida, não a morte.
“O dia de Finados não deve ser uma comemoração para a tristeza e a melancolia. Sentimos saudades dos seres queridos que já nos deixaram, mas temos deles uma recordação cheia de esperança, que expressa e continua a comunhão dos Santos. Sim, a fé nos oferece a possibilidade de uma comunhão com nossos queridos irmãos e irmãs já falecidos, dando-nos a esperança de que já possuem em Deus a vida verdadeira’ (GS 18, 2). {GS – Sigla que abrevia um importante Documento da Igreja, denominado Gaudium Et Spes, fruto do Concílio Vaticano II, cuja tradução é: Alegria e Esperança}.
A visita aos cemitérios, palavra que na raiz em grego e em latim significa ‘dormitório’, nos faz lembrar que os que partiram ‘dormem no Senhor’, conforme antiga expressão Cristã. Por isso celebramos a vida, sem dar lugar à amargura sem esperança”.
(Cf. Deus Conosco – dia a dia. Nov/2012 p. 21).
Que este dia seja um tempo para celebrarmos a memória de nossos irmãos e irmãs falecidos. Vale lembrar que, celebrar, é mais que um momento religioso. Celebrar é atualizar a vida. Portanto, devemos olhar a vida das pessoas lembradas e extrair as coisas boas que elas fizeram e deixaram como testemunho para nós. Feito isso, devemos assumir o compromisso de repetir essas ações para que elas estejam sempre entre nós. Assim, a vida dessas pessoas se prolonga na nossa vida.
Desta forma, sentiremos saudades das pessoas amadas que hoje celebramos, mas não sentiremos ausência.
Saudade sim. Ausência não.
Fraterno abraço, Frei Fernando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.