sábado, 3 de novembro de 2012

Solenidade de Todos os Santos e Santas de Deus


No primeiro domingo após o dia de finados, a liturgia nos propõe uma grande meditação, ou seja, meditar, olhar, buscar, descobrir, onde estão os santos e santas. Na verdade, quem nos dias de hoje quer ser santo e santa? Coisa “ careta,” de Igreja e não do mundo contemporâneo. Por isso que coisas estranhas andam acontecendo no mundo de Deus: os santos e santas, para serem tolerados ou aceitos, precisam virar estátuas. Lógico, uma estátua não incomoda, não perturba, não denuncia. Só os santos e santas que vivem conosco podem complicar a nossa existência. Buscamos os santos e santas de Deus lá no alto, mas eles caminham conosco no meio da multidão, no nosso coração. Caminham tão perto de nós que até os podemos tocar.

Em suas epistolas Paulo escreve aos santos de Filipo, aos santos de Éfeso, aos santos e fiéis de Colossos. Ele não escreve para as pessoas que se acham entre os anjos do céu, mas as pessoas que vivem na terra. São esses os santos e santas. A santidade é puro dom de Deus.

A sociedade quase nunca aprecia devidamente a presença visível de santos e santas entre nós. Santos? Nós os ignoramos, os marginalizamos, os torturamos. A preocupação maior está para os ídolos que fabricamos, quer seja na música, no futebol etc. Não há, em nossa correria do dia-a-dia, tempo para imitar a vida dos santos e santas.

Reclamamos dos santos antigos que nos são apresentados, exigimos santos e santas novos. Com certeza ao lado dos santos de época passadas, aguarda-se santos e santas de macacão, de jeans, de camisa de mangas, de santos e santas engajados na luta pelos direitos humanos. Ma já temos exemplos: Irmã Dulce, irmã Doroty, Dom Elder Câmara, Dom Casaldáliga, e muitos, muitos mais. Por que não imitá-los? Esses tipos de heróis não está faltando. É que não prestamos atenção neles. Eles andam lado a lado conosco, vivem em nossas comunidades e até em nossos lares. Mas para que santos e santas? E assim continuamos com os olhos fechados.

Quando no lar cristão começar o verdadeiro amor entre marido e mulher, quando houver diálogo, amor e compreensão, estaremos construindo um celeiro de santos e santas, pois os filhos estão carentes de bons pais para que eles possa imitá-los e poder obter para sua vida uma benção fecunda e assim viver com santidade em nosso mundo tão conturbador. Encerremos pedindo a Deus que abençoe todo lar. Que tal a música de padre Zézinho? A oração pela família. Sim... abençoe Senhor as famílias amém. Abençoe a minha também. Amém.
 

Frei Reinaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.