terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Campanha da Fraternidade Ecumênica

“Casa Comum, Nossa Responsabilidade” é  o tema da Campanha da Fraternidade 2016, escolhido pelo Conselho Nacional das Igrejas Cristãs e que foi divulgado pela Diocese de Itaguaí no último sábado, 30 de janeiro, na Igreja do Carmo.  Cerca de 130 pessoas marcaram presenças entre fiéis, lideranças religiosas e o bispo José Ubiratan Lopes. O lema da Campanha da Fraternidade esse ano  é: “Quero ver o direito brotar como fonte  e correr a justiça qual riacho que não seca. Rm 5,24 
Bispo José Ubiratan
A abertura do evento teve início às 9h, com oração da CF  conduzida pelo Pe. Adenilto  Godoi, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Balneário. Em seguida, Pe. Mauro, da Paróquia São José Operário de Mambucaba  apresentou o texto base da CF, e revelou que mais de 100 milhões de pessoas no País ainda não possuem coleta de lixo adequada e que apenas 39% dos esgotos são tratados. “Muitas pessoas usam banheiro a céu aberto”, afirmou o sacerdote. 
Padre Mauro
Ainda durante o encontro, o representante da CNEN,  destacou a situação da Usina Nuclear em Angra dos Reis e a importância do rejeito radioativo.  Insatisfeito com o discurso da empresa Eletronuclear para a Campanha da Fraternidade no que diz respeito ao meio ambiente, o vereador Eduardo Godinho, desabafou: “Essa Usina já é um crime contra a natureza, e ainda tem uma grande dívida social e econômica com o município”.

Para finalizar, Dom Ubiratan disse  que a intenção da Campanha da Fraternidade é denunciar o descaso do poder público em relação aos investimentos para o saneamento básico  e de outras necessidades para a preservação do meio ambiente. Em seguida,  o bispo e demais sacerdotes deram as bênçãos ao povo de fé, que esteve reunido naquela manhã, na Igreja do Carmo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.