sexta-feira, 5 de junho de 2015

Tapetes de Corpus Christi colorem o Centro de Angra



Para uma manhã feriado, a quinta-feira, 4, começou animada no centro de Angra. Após a santa missa na Igreja Matriz, os fiéis de pastorais e movimentos católicos começaram a confecção do tradicional tapete para a procissão de Corpus Christi. A rua do comércio ganhou um novo colorido e várias pessoas pararam para apreciar a arte. Depois de pronto, à tarde, o tapete serviu de passagem para a Procissão do Santíssimo Sacramento, na chegada da hóstia consagrada à Igreja Matriz, onde aconteceu uma missa celebrada por Frei Janício ao lado do Fernando Bezerra e diácono Nei.

Com mais de 250 metros, o tapete teve gravuras que homenagearam a eucaristia, o batismo, a Campanha da Fraternidade, a campanha pela não violência da Pastoral da Juventude, entre outros elementos católicos. 



Dando apoio à tradição, a Prefeitura de Angra, por meio de sua Fundação Cultural (Cultuar), doou os tingidores que coloriram os diversos elementos que compuseram o tapete. O diretor de Patrimônio da Fundação Cultural de Angra, Jefferson Affonso, relata que a tradição é comum em diversas partes do País e chegou ao Brasil no século XIII.
- A festa de Corpus Christi celebra a eucaristia, uma reverência dos católicos ao corpo e sangue de Jesus Cristo. A data é móvel e ocorre sempre duas semanas após o Dia de Pentecostes e quatro dias após o Domingo da Santíssima Trindade - Detalhou Jefferson.


Colaborou: Assessoria Cultuar
Foto; Felipe de Sousa

Pascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.