quarta-feira, 27 de maio de 2015

Pentecostes: Festa Divina

Procissão marca o encerramento de Pentecostes. Fiéis percorreram o centro da cidade de Angra dos Reis, após a missa das 16h, na Igreja Matriz.
A procissão encerrou neste domingo, 24, a programação religiosa da Festa do Divino que teve início no dia 15 de maio, com a novena do Espírito Santo. O cortejo formava um belo cenário para o registro dos fotógrafos de plantão e turistas. A frente dos fiéis estava o Menino Imperador, representado por Matheus Barbosa com seu séquito, as crianças vestidas de anjos, folia de Reis e a banda de música, além de sacerdotes e ministros da paróquia N. S. Conceição.

Durante o cortejo, Frei Fernando conduzia as orações pedindo a intercessão de Maria para que o povo caminhe firme com seu filho Jesus. Após a procissão, os fiéis retornaram à Matriz para receber a benção final e agradecer a Deus pela realização de mais uma bonita festa do Divino com a presença das comunidades angrense.
Antes da procissão, no domingo(24), o dia mais concorrido da Festa de Pentecostes, foram celebradas três missas na Matriz. Logo pela manhã bem cedo, as cinco da matina, os católicos com as bandeiras do Divino se encontraram na porta da Igreja para a missa do Amanhecer, presidida pelo frei Janício. A celebração de Pentecostes, ocorre 50 dias após a Páscoa, e hoje, nós relembramos a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos depois da ressurreição de Jesus”, explicou o sacerdote.
Depois da celebração o povo se reuniu para o café comunitário, no qual todos com muita alegria saudavam uns aos outros desejando a paz de Cristo. Às 10h da manhã, foi a vez do frei Fernando celebrar a missa festiva, com a presença do Menino Imperador. Em seguida, houve a distribuição de lembrancinhas e pães abençoados, além do tradicional corte de bolo, em frente a Igreja, que esteve lotada.
Por volta do meio dia, o povo seguiu o Menino Imperador para visita ao Asilo São Vicente de Paula. Foi um momento emocionante para os velhinhos que receberam com a alegria os meninos do Império, animados pelos grupos de folia e os personagens folclóricos, vaca malhada, bumba meu boi , que animavam a festa do Divino.
Encerrando oficialmente a festa cultural e religiosa, a noite de domingo, a programação terminou com o fechamento do Império, montado na Praça do Zumbi. Após a apresentação das danças tradicionais, houve queima de fogos, anunciando a luz da esperança e da vida que quem vem do alto do céu. Viva o Divino Espírito santo!
Veja mais fotos AQUI!

Fonte: Dalizania
Fotos: Dalizania e Edson Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.