quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Museu de Arte Sacra recebe exposição “Epifanias”


Coleção de imagens do Menino Jesus é destaque

A Fundação Cultural de Angra (Cultuar), por meio da Gerência de Preservação e Gestão de Acervo, abriu a temporada de exposições no Museu de Arte Sacra. Aproveitando a riqueza da festa católica da “Epifania do Senhor”, celebrada no dia 6 de janeiro, dia dedicado também aos Santos Reis, uma mostra com imagens do Menino Jesus foi aberta no último dia 5, dentro da programação cultural do aniversário da cidade. 

A exposição reúne peças do séculos XVII, XVIII e XIX, provenientes do Convento do Carmo, igrejas de Nossa Senhora do Rosário, São José do Bracuí, Matriz de Nossa Senhora da Conceição, das paróquias da Ilha Grande e de Jacuecanga, da Irmandade de São Benedito e de acervos familiares cedidos com afeto e devoção.

A exposição conta com uma coleção de imagens do Menino Jesus, missais e gravuras que nos remetem ao passado, partindo da anunciação do anjo Gabriel à Virgem, passando pela Natividade, além de esculturas da Virgem Maria e São José, que representam a união da família.

O Museu de Arte Sacra funciona na Igreja da Lapa, e a exposição fica aberta até o dia 4 de maio, de quarta a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 19h.

FESTA DA “EPIFANIA DO SENHOR”

Epifania significa aparição, manifestação, e vem do grego “epiphanéia” No sentido religioso, no calendário litúrgico da Igreja Católica Apostólica Romana, significa uma manifestação divina. Pode ser conceituada, também, no sentido filosófico, significando uma sensação profunda de realização no sentido de compreender a essência das coisas, um pensamento iluminado.
Fonte PMAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.