quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Folia de Reis de Angra participa de encontros





O grupo de Folia de Reis Luz Divina, liderada pelo mestre Marcão, esteve representando  o município de Angra dos Reis no 11º Encontro Nacional de Folias, que aconteceu nos dias 18 e 19 de janeiro, em Aparecida do Norte, no estado de São Paulo, e no IV Festival de Folias, que acontecerá no dia 26 de janeiro, em Conselheiro Lafaiete, no estado de Minas Gerais. A participação do grupo foi viabilizada através da Fundação Cultural (Cultuar).
 A folia de reis é uma das mais antigas tradições da cultura popular em Angra e tem participação ativa nas festas do aniversário da cidade, Festa do Divino, programação natalina e festas religiosas.
 Para manter a tradição, a Cultuar vem incentivando os grupos de folia e, com a participação das novas gerações das famílias, a arte da folia de reis continua viva em nossa cidade. A atualmente cinco grupos se apresentam nas festas populares.

FOLIA DE REIS

Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo. Essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos, 6 de janeiro.
Além dos músicos instrumentistas e cantores, os grupos muitas vezes se compõe também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas segundo as lendas e tradições locais. Todos se organizam sob a liderança do Mestre da Folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Fonte: Cultuar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.