domingo, 28 de abril de 2013

Quinto Domingo da Páscoa - Jo 13, 31-33a. 34-35


Neste quinto domingo da Páscoa, o Evangelho nos apresenta Jesus exclamando que foi glorificado pelo Pai. Jesus afirma sua glorificação após a saída de Judas do Cenáculo. Judas saiu para entregar Jesus àqueles que eram contrários ao seu projeto, ou seja, àqueles que se opunham à implantação do Reino de Deus. Neste sentido a glorificação de Jesus está ligada à fidelidade à missão que lhe fora confiada pelo Pai. Devemos entender que a glória de Jesus, que é glória do Pai, não significa realização de celebrações com louvores, cânticos e orações, mas sim, viver a dinâmica do reino: “Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros” (Jo 13, 34).
 
A vivência concreta deste novo mandamento dado por Jesus é capaz de construir uma nova vida e uma nova realidade. Sabemos que não é fácil viver o amor tal qual Jesus nos pede, isto é, um amor que inclui os outros como parte de nós mesmos.  Por esta razão a mensagem da primeira leitura, tirada dos Atos dos Apóstolos, nos exorta a permanecermos firmes na fé, mesmo que passemos por sofrimentos, por rejeições, por desprezos. A construção do reino exige que sejamos perseverantes (Cf. At 14, 22).
 
Esta perseverança é fortalecida pela esperança alimentada pela segunda leitura. João, no livro do Apocalipse, aponta a nova vida que brota da fidelidade ao projeto de Jesus Cristo. “Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, de junto de Deus” (Ap 21, 2).
O fruto do novo mandamento de Jesus nos leva a experimentar, aqui na  terra, o céu que desejamos. Todos nós já imaginamos o céu e a imagem que temos é de um lugar onde reina a harmonia, onde predomina a cor branca como símbolo da paz, etc. Ou seja, um lugar como descreve o Apocalipse: “A morte não existirá mais, e não haverá mais luto, nem choro, me dor, porque passou o que havia antes” (Ap 21, 4).
 
Assim sendo, somos chamados a construirmos esse céu do nosso imaginário aqui entre nós. Amar-nos uns aos outros, com o mesmo amor que Cristo nos amou, é atitude sublime com a qual Ele continuará sendo glorificado por nós e entre nós, pois estaremos tornando realidade o Reino de Deus, anunciado por Cristo e desejado por nós.
 
Sejamos, pois, perseverantes. Um novo mundo é possível. Coragem. Deus conta conosco.


Fraterno abraço. Frei Fernando. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.