O tempo colaborou e aconteceu neste domingo, 29 de setembro, a tradicional Festa de Nossa Senhora da Piedade, na Ilha da Gipóia. A festa religiosa teve início no dia 26 de setembro com o tríduo preparado pelos jovens da catequese e moradores daquela ilha, cujo tema rezado foi: “Maria, Mãe da Piedade, ajudai-nos a fortalecer viver nossa Fé”.
Na manhã de domingo(29), mesmo com o tempo nublado, centenas de fieis se reuniram no Caís Santa Luzia, a bordo da Escuna Roraima, com destino a Ilha da Gipóia, para participar da grande festa em louvor a Nossa Senhora da Piedade. A programação começou às 11h, com a santa missa, celebrada pelo Frei Fernando Bezerra Leite. Durante a homilia, o frei carmelita explicou que piedade não é ter pena de ninguém, mas sim compaixão, ou seja ser capaz de compreender e ajudar o outro a superar seu sofrimento. _Assim como Maria devemos ter fé e esperança e não desanimar com a dor daqueles que sofrem- disse o sacerdote.
Após a celebração, foi servido o almoço com o tradicional peixe com banana e strognoff, além de salgados e doces oferecidos pela quermesse. Bingos , rifas e música ao vivo animaram a tarde dos católicos, que retornaram ao centro por volta das 17h.
A coordenadora da festa, Maria Lourdes Andrade Moreira, juntamente com os familiares e demais colaboradores agradeceu a todos que mais uma vez ajudaram para realização da festa este ano. A veneração à Nossa Senhora da Piedade se iniciou a partir de 1874, sec XIX, na Ilha da Gipóia.
Texto e fotos : Dalizania Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.