terça-feira, 1 de outubro de 2013

Festa de Nossa Senhora da Piedade Agita a Ilha da Gipóia



O tempo colaborou e aconteceu  neste domingo, 29 de setembro, a tradicional Festa de Nossa Senhora da Piedade, na Ilha da Gipóia. A festa  religiosa teve início no dia 26 de setembro com o tríduo preparado  pelos jovens da catequese e moradores daquela ilha, cujo tema  rezado  foi:  “Maria, Mãe da Piedade, ajudai-nos a fortalecer  viver nossa Fé”.

Na manhã de domingo(29),  mesmo com o tempo nublado, centenas de  fieis  se reuniram  no Caís Santa Luzia, a bordo da Escuna Roraima, com destino a Ilha da Gipóia,  para participar da grande festa em louvor a Nossa Senhora da Piedade. A programação começou às 11h, com a santa missa,  celebrada  pelo  Frei Fernando Bezerra Leite. Durante a homilia, o frei  carmelita  explicou que piedade não é ter pena de ninguém, mas sim compaixão, ou seja ser capaz de compreender e ajudar o outro a superar seu sofrimento. _Assim como Maria devemos ter fé e esperança  e não desanimar com a dor  daqueles que sofrem- disse o sacerdote.

Após a celebração, foi servido o almoço com o tradicional peixe com banana e strognoff, além de salgados e doces oferecidos  pela quermesse.  Bingos , rifas  e música ao vivo animaram a tarde dos católicos, que retornaram ao centro por volta das 17h.  
A coordenadora da festa,  Maria Lourdes Andrade Moreira, juntamente com os familiares e demais colaboradores agradeceu a todos que mais uma vez ajudaram para realização da festa  este ano.  A veneração à Nossa Senhora da Piedade se iniciou a partir de 1874, sec XIX, na Ilha da Gipóia. 



Texto e fotos : Dalizania Melo








Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.