quinta-feira, 13 de junho de 2019

Festa do Divino reuniu os devotos para clamar a justiça e a paz



A tradicional Festa do Divino Espírito Santo é uma manifestação  cultural e religiosa marcante em Angra dos Reis. Este ano, com o tema: “ Espírito Santo, ajudai-nos a promover a justiça e a paz”, a programação teve início dia 31 de maio com a novena e terminou no dia 09 de junho, quando a Igreja celebrou  o Dia de Pentecostes (que ocorre sempre  50 dias após a Páscoa).
O novenário   é uma celebração que faz parte da comunidade católica da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, que organiza toda a parte litúrgica, além da quermesse, sendo  a  cada dia,  preparado por colaboradores e agentes de pastorais e movimentos católicos.


Como reza a tradição, antes da novena, os moradores  abrem suas casas para receber o festeiro, a folia cantada e as bandeiras do Divino carregada pelos representadas das 14 comunidades da paróquia.
Durante as Missas, realizadas na Igreja Matriz, sempre às 19h, os fiéis  manifestavam sua fé  e se emocionavam  iluminados pelas orações e  cânticos em louvor ao Espírito Santo(Terceira Pessoa da Santíssima Trindade).


O casal de festeiros Edinho e Marcia Pinguim e o devoto mirim
                                     Encontro Celebrativo das Crianças com o Imperador

No sábado, dia 8, houve o encontro celebrativo das crianças da catequese com Kauã, representando o Menino Imperador , juntamente com seu séquito e as catequistas da paróquia.

No momento das ofertas as crianças, acompanhadas  da família, levaram fraldas geriátrica para doação ao asilo. 
Carolina Coutinho, mãe do Kauã, agradeceu a todos pelo apoio em especial ao frei Fernando pela oportunidade de seu filho, ter sido escolhido, através da Catequese, o Menino imperador, deste ano. Após a reflexão conduzida pelo Frei, todos se reuniram no salão para o corte do bolo e distribuição de lembrancinhas.



Está em “Atos dos Apóstolos 2-1-4, um dos momentos mais importantes para a Igreja Católica,  nos revela a descida do Espirito Santo sobre os apóstolos. O frei explica que o mundo celebra no Dia de Pentecostes essa passagem bíblica em diversas línguas, mas com o mesmo sentido. Ele disse: _a  leitura nos desperta uma linguagem única: o Espirito Santo quer unir as pessoas em missão com mesmo propósito  e gerar em nós sinais de amor_.
“Que sejamos capaz pela luz do Espirito Santo ser unidos. Não há outros dons sem o Dom da Unidade”, afirmou o sacerdote.



O Menino Imperador segurando o Esplendor e  as crianças da catequese, cada uma delas,  expondo o banner com as palavras dos sete Dons do Espírito Santo: sabedoria, entendimento, temor, piedade, fortaleza, discernimento e conselho.
Carolina Coutinho , mãe do Kauã e Frei Fernando


                                                                 Solenidade  de Pentecostes



No domingo,  9, o  grande dia da Festa do Divino, quando a Igreja  comemora o mistério da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, foram realizadas 3 missas neste dia. Após a primeira houve o momento de confraternização na praça da  Matriz, onde foi servido um farto café para centenas de pessoas.  
No final da tarde, após a última celebração  Eucarística, aconteceu a procissão pelo centro da cidade.
Uma das devotas, a cearense, Maria do Carmo Miguel, moradora da Monsuaba, há 30 anos,  participou pela primeira vez da procissão e disse que ficou encantada. _Quando eu vi o sanfoneiro da folia, as bandeiras e todo povo rezando me  lembrei da festa do Divino na minha terra._,disse, Maria.


O andor enfeitado com a imagem de Nossa Senhora de Pentecostes saiu da Igreja para procissão

Igreja lotada nas Missas de Domingo de Pentecostes  


Santa Eucaristia: comunhão da vida 
Fiéis rezam a ladainha, com fé e devoção ao Espírito Santo 



                                                               Novena Lota a Igreja na Matriz 

Nove dias de preparação para festa de Pentecostes. Em cada  noite, as leituras e reflexões sobre os 7 Dons do Espírito Santo. Além dos freis carmelitas, frei Fernando e frei Valter, as celebrações animadas com ladainhas contaram com as presenças dos celebrantes, o padre Luis Zotesso e o capelão do Colégio Naval, padre Vinicius Guimarães.
O capelão Vinicius Guimarães celebrou o quarto dia da novena  




Os crismandos participando do último dia da novena, presidida pelo frei Valter, dia 8 de junho, 
  “Chegamos ao fim do novenário proposto para receber os dons do Espírito Santo ao rezarmos durante esses dias, com fé e devoção.
"A paz vem cheia da graça de Deus, disse frei Valter, durante a homilia de encerramento da novena.  “Shalon”. Em sua mensagem final, o frei concluiu: _ao receber o sacramento vocês recebem não é um diploma, mas uma missão: de anunciar a paz e o amor , como nos ensina o evangelho de Jesus-





As primeiras bandeiras  do Divino chegaram antes das 6h da manhã, na Igreja Matriz, para Missa do Amanhecer, no domingo de Pentecostes.
 Crianças, jovens, idosos, quanto fervor, quanta dedicação e fé manifestados pelo povo de Deus em honra ao Espirito Santo


O saboroso café da manhã , no Dia da Festa do Divino, foi preparado pelo grupo  da Renovação Carismática RCC

 
Kauã com seu irmão e seus pais Júlio e Carolina  



Os festeiros e a folia do Divino  visitando as casas  dos moradores 


O Menino Imperador recebendo as autoridades municipais para o almoço do Divino, no pátio do Convento do Carmo
Após a chegada do Menino Imperador e a sua corte no Cais Santa Luzia, o desfile pelas ruas da cidade  

Momento das danças folclóricas no Cais Santa Luzia 
Márcia e Edinho passam a fita para os próximo festeiros: Laura Nascimento e Alonso Oliveira

Redação e fotos: Pascom Angra
e demais colaboradores 

Mais fotos no facebook pascomangra




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.