A missa festiva em honra a Santo Antônio lotou a capela de São Francisco, no dia 13 junho, data em que se comemora o santo conhecido no Brasil como o casamenteiro, sendo que essa imagem não deve ser a principal lembrança para os católicos , disse frei Fernando. “O mais importante é lembrarmos que Santo Antônio foi um seguidor de Jesus, que viveu a prática do bem e renunciou a riqueza em favor dos pobres”, declarou o frei.
Santo Antônio nasceu em Portugal em 1195 e abandonou a família rica para ser padre. Viveu sua vida religiosa na Itália, onde conheceu São Francisco e morreu aos 36 anos. Em Angra, os membros da Ordem Franciscana organizam todo ano a Festa de Santo Antônio com programação que inclui: tríduo, procissão e quermesse.
A procissão aconteceu antes da missa, por volta das 18h30, com os devotos subindo e descendo a ladeira do Morro do Santo Antônio, em clima de oração. Após a santa missa, frei Fernando abençoou os pães que foram distribuídos aos fieis, como sinal de partilha. Em seguida houve o corte do bolo. A queima de fogos anunciava o término da tradicional Festa de Santo Antônio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.