Com o tema: “Maria, Mãe da Misericórdia, ajudai-nos anunciar e viver a Palavra de Deus” a comunidade da Ilha da Gipóia celebrou com muita fé e alegria a festa de sua padroeira,Nossa Senhora da Piedade, neste final de semana de 15 a 18 de setembro.
Este ano, a programação organizada pela comunidade local, incluiu: celebrações do Tríduo ,quermesse, almoço e bingo beneficente, animado ao som do Miguel. A escuna “Cidade Mangaratiba” ficou responsável pelo traslado dos fiéis para o dia da festa, 18, domingo, um dia lindo de sol.
Depois que todos os fiéis chegaram na ilha, por volta das 10h30, começou a procissão com a imagem de Nossa Senhora da Piedade até a capela, onde foi celebrada a Missa Solene pelo pároco frei Marcelo de Jesus.Na leitura do Evangelho segundo João 19, 25-27, narra Jesus na cruz dizendo: “ Mulher, este é o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Em sua mensagem o sacerdote fêz um apelo aos fiéis para lutarem contra o aborto. “Nós não inventamos a mãe, Maria disse sim a vida, acolheu o filho de Deus“. E continuou: “Por isso, o aborto não se justifica, a vida não é sua, é pertença de Deus, o útero é o lugar mais seguro do filho, e concluiu dizendo “ Somos todos uma só família , Deus é o nosso Pai”. -Maria está sempre de braços abertos para acolher todos nós- concluiu o frei.
Após as bênçãos finais e distribuição de lembrancinhas a coordenada daquela comunidade, Maria de Lourdes Andrade Moreira agradeceu a todos pela presença e aos que colaboraram para manter a tradicional festa de Nossa Senhora da Piedade, iniciada no sec. XIX, a partir de 1874.
Veja mais fotos clicando
aqui.