domingo, 20 de maio de 2018

Pentecostes: A festa que renova o amor, a Esperança e a Paz



 Em Angra, o domingo de Pentecostes, neste dia 20 de maio, começou com a primeira missa na Igreja Matriz, às 6h30, seguido do café comunitário servido na Praça.  Às 10h, aconteceu a  missa Solene com a presença do Menino Imperador e seu séquito;  e às 16h, a última Celebração Eucarística do dia.

O  comentário inicial da Santa Missa  traz a seguinte mensagem no folheto “Deus Cosnosco”: _A solenidade de Pentecostes, a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos e Nossa Senhora, é a conclusão triunfal do mistério pascal de Cristo. Ele sofreu, mas venceu a morte e ressuscitou. O Espírito é o Amor que nos santifica e nos vivifica. Esse amor se manifesta na paciência, na benignidade, na bondade, fidelidade e mansidão. Somos chamados para viver segundo o Espírito de Cristo ressuscitado. Eis nossa alegria: caminhar com Cristo no Espírito de Cristo ressuscitado. Eis nossa alegria: caminhar com Cristo no Espírito de seu amor vivo e ressuscitado_

 A  leitura introdutiva  convida o cristão a viver da Sabedoria de Deus, ser “sal da terra e Luz do mundo” .  _Precisamos ser diferente neste mundo, ser presença edificante, e para isso, meditamos  sobre o tema do novenário:  “Espírito Santo, Ajudai-nos a superar a violência”, explica, Frei Fernando.

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. 

Procissão de entrada com representantes das 14 comunidades católicas da Paróquia Nossa Senhora da Conceição

"A Paz do Senhor esteja convosco"

_ A paz não é ausência de conflito; a paz que o Senhor nos oferece ela nasce do coração de Deus. É  Jesus que devemos  pedir para superar a paz que desejamos e que deve ser construída no meio de nós”, disse frei Adailson, em sua homilia. E ressaltou: “Quando eu não acolho o Espírito santo, eu não acolho o irmão”, disse o frei carmelita.

  Frei Adailson: “O coração daquele que segue Jesus é pautado na luz do Espírito Santo, a viver a esperança”. Se o mundo não está bem, é porque as pessoas perderam a referência, que é Cristo"
 A programação religiosa deste domingo se encerra no final da tarde com a Procissão do Divino Espírito Santo. Logo após, haverá a troca da coroa do Divino pelo chapéu do Imperador.
A festa do Divino  continua a noite com apresentação de shows e danças folclóricas no Cais Santa Luzia.

Confira as fotos com momentos marcantes deste domingo de Pentecostes

Após a Missa do Amanhecer, os católicos se reuniram para o café comunitário, servido na Praça da Matriz
O catequizando, João Gabriel, o Menino Imperador e seu séquito depois de participar da Missa Solene, cortou o bolo  


Frei Fernando, depois de presidir a Missa Solene, acompanhou o cortejo com a família do Menino Imperador 
A banda Artur Sarmento animando a Festa do Divino Espírito Santo



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.