domingo, 27 de maio de 2018

Festa de Corpus Christi , nesta quinta-feira, 31 de maio


Corpus Christi significa “corpo de Cristo”. A celebração da data ocorre sempre na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, relembrando a quinta-feira santa em que Jesus instituiu a consagração da eucaristia.

Este ano, a solenidade de Corpus Christi será no próximo dia 31 de maio, no qual ocorrem as festividades religiosas da Igreja Católica, para os católicos bem comemorar a eucaristia, a comunhão do corpo e sangue de Jesus Cristo.

Participe em nossa paróquia da procissão e da Santa Missa. Veja a programação:

31/05- Quinta-feira

7h30- Missa na Igreja Matriz

8h- Início da confecção dos tapetes que será feito pelas comunidades da Paróquia

16h- Procissão saindo da comunidade Menino Jesus de Praga, no Morro da Caixa Dágua, até chegar na Igreja do Carmo, onde acontecerá a Santa Missa.


Quem desejar enfeitar a fachada de sua casa para aguardar a passagem do Santíssimo, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, desde já agradece.


quinta-feira, 24 de maio de 2018

Angra Pede Paz


“Queremos Paz, Angra não aguenta mais...”essas e outras frases se repetiam durante a Caminha da Paz, realizada na manhã desta quinta-feira,24, no centro da cidade, onde o comércio parou para assistir a manifestação pacífica. “Caminhada de paz pela paz”, disse frei Fernando, no momento do ato ecumênico, pouco antes de iniciar o evento, que reuniu milhares de pessoas na praça, ao lado do Convento do Carmo, de onde os manifestantes saíram para caminhar.

O objetivo desse ato pela paz é chamar a atenção das autoridades para resolver o problema da violência em Angra dos Reis, disse Luiz Carlos Elias Jordão, presidente da OAB, que lidera o “Movimento Angra + Segura”, juntamente com o apoio do CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e demais entidades.

Durante o trajeto, em frente a Igreja Matriz, o grupo fêz um minuto de silêncio em memória as vítimas da violência. Depois de percorrer a Rua do Comércio, estudantes, professores, comerciantes, advogados, crianças, jovens e idosos, enfim os participantes seguiram até o Fórum de Angra dos Reis, onde foi lida uma mensagem contra a violência, e em seguida o encerramento com o Hino Nacional, cantado pelos presentes. Da sacada do prédio do novo Fórum, o Juiz Carlos Manoel assistiu o movimento e disse que o ato é importante para incentivar a paz no município.

_Agradeço a todos que abraçaram a ideia, vestiram a camisa da paz, e principalmente as crianças, que deram um colorido especial ao evento, declarou Luiz Carlos Jordão.

No centro, o presidente da OAB, Luiz Carlos Jordão e demais advogados participando da caminhada

No microfone, o pastor Lucena conduzindo o momento de oração, juntamente com Frei Fernando, no ato ecumênico
 
Crianças de escola pública pedem Paz e Amor 
O grupo da Pestalozzi participando da caminhada 
Os paroquianos unidos manifestam sua esperança pela paz

Redação e fotos: Pascom
Confira mais fotos no facebook da Pascom.angra











domingo, 20 de maio de 2018

Pentecostes: A festa que renova o amor, a Esperança e a Paz



 Em Angra, o domingo de Pentecostes, neste dia 20 de maio, começou com a primeira missa na Igreja Matriz, às 6h30, seguido do café comunitário servido na Praça.  Às 10h, aconteceu a  missa Solene com a presença do Menino Imperador e seu séquito;  e às 16h, a última Celebração Eucarística do dia.

O  comentário inicial da Santa Missa  traz a seguinte mensagem no folheto “Deus Cosnosco”: _A solenidade de Pentecostes, a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos e Nossa Senhora, é a conclusão triunfal do mistério pascal de Cristo. Ele sofreu, mas venceu a morte e ressuscitou. O Espírito é o Amor que nos santifica e nos vivifica. Esse amor se manifesta na paciência, na benignidade, na bondade, fidelidade e mansidão. Somos chamados para viver segundo o Espírito de Cristo ressuscitado. Eis nossa alegria: caminhar com Cristo no Espírito de Cristo ressuscitado. Eis nossa alegria: caminhar com Cristo no Espírito de seu amor vivo e ressuscitado_

 A  leitura introdutiva  convida o cristão a viver da Sabedoria de Deus, ser “sal da terra e Luz do mundo” .  _Precisamos ser diferente neste mundo, ser presença edificante, e para isso, meditamos  sobre o tema do novenário:  “Espírito Santo, Ajudai-nos a superar a violência”, explica, Frei Fernando.

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. 

Procissão de entrada com representantes das 14 comunidades católicas da Paróquia Nossa Senhora da Conceição

"A Paz do Senhor esteja convosco"

_ A paz não é ausência de conflito; a paz que o Senhor nos oferece ela nasce do coração de Deus. É  Jesus que devemos  pedir para superar a paz que desejamos e que deve ser construída no meio de nós”, disse frei Adailson, em sua homilia. E ressaltou: “Quando eu não acolho o Espírito santo, eu não acolho o irmão”, disse o frei carmelita.

  Frei Adailson: “O coração daquele que segue Jesus é pautado na luz do Espírito Santo, a viver a esperança”. Se o mundo não está bem, é porque as pessoas perderam a referência, que é Cristo"
 A programação religiosa deste domingo se encerra no final da tarde com a Procissão do Divino Espírito Santo. Logo após, haverá a troca da coroa do Divino pelo chapéu do Imperador.
A festa do Divino  continua a noite com apresentação de shows e danças folclóricas no Cais Santa Luzia.

Confira as fotos com momentos marcantes deste domingo de Pentecostes

Após a Missa do Amanhecer, os católicos se reuniram para o café comunitário, servido na Praça da Matriz
O catequizando, João Gabriel, o Menino Imperador e seu séquito depois de participar da Missa Solene, cortou o bolo  


Frei Fernando, depois de presidir a Missa Solene, acompanhou o cortejo com a família do Menino Imperador 
A banda Artur Sarmento animando a Festa do Divino Espírito Santo



















sábado, 19 de maio de 2018

Encerramento da Novena do Divino


Na véspera de celebrar o Dia de Pentecostes, neste sábado, dia 19 de maio, é realizada o último dia da novena na Igreja Matriz, encerrando com Missa e ladainha em honra ao Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. A celebração começa às 19h30, antes porém, é rezado o terço do Divino .

                                                 Missa da Coroação do Imperador 

Nesses últimos dias de festa, a Coroação do Menino Imperador, que foi realizada nesta sexta-feira, contou com a presença de um grande número de fiéis, além de autoridades, banda de música e Folia do Divino. Vestido em traje de gala da época do império, o catequizando, João Gabriel , representando o Imperador recebeu a Coroa do Divino das mãos de seus pais, e depois de coroado recebeu as bençãos do frei Fernando, ao término da Santa Missa.


Um Pouco da História sobre a Coroação

Duas versões tentam explicar a presença do Imperador na Festa do Divino:

1) Na primeira consta que a rainha D. Isabel, num gesto de humildade, escolheu o homem mais pobre que assistia a uma missa e o coroou rei, colocando-lhe ainda, seu próprio manto e concedendo-lhe diversos privilégios. Este gesto foi muito apreciado pela nobreza local, que, com autorização do Dom Diniz, foi imitado nas localidades de Portugal, incorporando-se definitivamente, às festividades.

2) Existe ainda a lenda segundo a qual o Rei de Portugal teria prometido visitar uma de suas colônias na África durante os festejos do Divino. Desmarcada a visita repentinamente, a nobreza local, sentindo-se desprestigiada, escolheu um menino da localidade e vestiu-o como rei. Chegando a cidade de barco, o falso monarca recebeu da população diversas homenagens.

Muitas pessoas acham que a presença da figura do Imperador é uma recordação da visita que o Imperador D. Pedro II fez a Angra dos Reis, o que é totalmente errado, uma vez que a figura do Imperador do Divino tem registros muito mais antigos que a independência do Brasil, que ocorreu em 1822, quando foi criado o Império, que durou até 1889. Aliás, o próprio título de Imperador dado a D. Pedro I foi sugerido por José Bonifácio, que, preocupado com o detrimento do título de rei, preferiu o de Imperador, por ser o Imperador do Divino uma figura já conhecida e popular no Brasil, desde o início da colonização.

Mas, nós Cristãos não devemos esquecer que nos festejos em louvor ao Divino Espirito Santo, o Menino Imperador representa um elo entre o temporal e o espiritual. É a presença visível e palpável do coordenador de comunidade mais fraterna, procurando incutir em seus membros o recebimento dos dons e a colheita dos frutos do ESPIRITO SANTO.

É importante frisar que o Menino Imperador, embora participando de todos os atos litúrgicos e presidindo os eventos folclóricos, não é a figura central da festa, cujo objetivo de sua realização é homenagear o DIVINO ESPIRITO SANTO, terceira pessoa da Santíssima Trindade, que muitas vezes é confundida com a figura do Menino Imperador.
João Gabriel se emociona ao ser coroado diante dos fiéis, ao término da cerimônia religiosa  


Maria Célia Cipriano e Felipe, mãe e filho(ela no violão e ele no vocal) animando a Ladainha 
Igreja Matriz lotada em todos os dias da novena 

O presidente da Celebração Eucarística ,Frei Fernando e o concelebrante Frei Adailson. À esq. o diácono Ney Campos 
Célia Jordão ao lado dos pais do João Gabriel, o Imperador
Em traje de gala,  João Gabriel, o Imperador fez a primeira Leitura, no oitavo dia da novena do Espírito Santo
Frei Adailson e a corte do Divino 

Segue a Programação deste domingo, 20 de maio, Dia de Pentecostes:

A programação terá início às 6h, com alvorada festiva e amanhecer no Espírito Santo, com missa e café comunitário. 
Às 9h30, acontecerá a Procissão das Bandeiras e às 10h será celebrada, na Igreja Matriz, Missa Solene. Às 16h, será celebrada Missa festiva e, às 17h, haverá procissão do Divino Espírito Santo, seguida de troca da coroa do Divino pelo chapéu do Imperador.

Às 20h, continuam as atrações culturais no Cais de Santa Luzia, com apresentação do Grupo Nosso Som e danças folclóricas de Coquinhos, Jardineiras, Velhos, Lanceiros e Marujo.


A tradicional Festa do Divino, que chegou a Angra no século XVII, é organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição e conta com o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio) e a Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra).
Redação e fotos: Pascom
Dalizania Melo


sexta-feira, 18 de maio de 2018

​Menino Imperador é recebido com festa no Cais de Santa Luzia em Angra dos Reis


        Atrações culturais e religiosas da Festa do Divino Espírito Santo seguem até domingo

Como manda a tradição, o Menino Imperador da Festa do Divino Espírito Santo, que neste ano é o catequizando João Gabriel Pinto dos Reis, 13 anos, foi recebido na Estação Santa Luzia, nesta sexta-feira (18), por centenas de fieis e personagens culturais que envolvem a tradição, além de autoridades municipais.

O prefeito Fernando Jordão, acompanhado da primeira dama do município, Célia Jordão; do vice-prefeito, Manuel Cruz Parente; do secretário de Desenvolvimento Econômico, João Carlos Rabello; da secretária executiva da Cultura e Patrimônio, Marlene Ponciano; da vereadora Titi Brasil e do pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Frei Fernando Bezerra, também participaram do cortejo com o Menino Imperador e seu Séquito.


A embarcação chegou à Estação Santa Luzia pouco depois das 11h. A banda Jardim Sarmento e a folia do Divino executaram canções folclóricas para recepcioná-la, criando todo o clima que vai tomar conta da cidade neste fim de semana.Assim que chegou ao Caís, Santa Luzia o Menino Imperador João Gabriel recebeu das mãos do prefeito Fernando Jordão as chaves da cidade.

Com as chaves na mão, João Gabriel ressaltou o que mudaria na cidade nos dias de seu império.- Eu gostaria de acabar com a violência em Angra dos Reis – disse o menino, lembrando o tema da festa deste ano: “Espírito Santo, ajudai-nos a superar a violência”.


Depois, João Gabriel e seu séquito seguiram em procissão pelas ruas do Centro, sendo acompanhados pelo povo angrense. A primeira parada foi na 116ª DP, onde simbolicamente um preso foi solto pelo imperador. O cortejo, que contou com a participação dos tradicionais Burrinho, Vaca Malhada e do Bate-Bola, além de representantes das danças dos Lanceiros, Coquinho, Marujo, Velhos e Jardineira, seguiram pela Rua do Comércio, atraindo os olhares de todos. A procissão seguiu até a Igreja Matriz e retornou pela Rua da Conceição até o Convento do Carmo, onde um almoço comunitário foi servido.
Personagens folclóricos da Festa do Divino dão um colorido especial ao evento 
O almoço com direito a bolo e refrigerante foi preparado por voluntários da Paróquia Nossa Senhora da Conceição 



- Esta festa renova a fé do povo em um Deus que nos ama e nos cuida. Por outro lado, a tradição cultural ilumina a história, para que sejamos felizes, como Deus quer – destacou Frei Fernando Bezerra, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, organizadora da festa.
As irmãs festeiras, Madalena Aparecida Coelho e Ivonete Coelho Bastos, revelaram a expectativa para a festa no fim de semana. - Trabalhamos muito para realizar esta festa. Esperamos que todo mundo venha prestigiar, pois é uma festa feita pelo povo para o povo – destacou Madalena, agradecendo os parceiros, dentre eles a Prefeitura de Angra, pela ajuda.

Antes da chegada do Menino Imperador à Estação de Santa Luzia, outras atividades marcaram os festejos ao Divino em Angra dos Reis: alvorada festiva e café da manhã servido na casa do Menino Imperador. 

A programação da Festa do Divino continua nesta sexta, às 18h30, com a Procissão das Bandeiras, saindo da casa das festeiras, em direção à Igreja Matriz, onde às 19h30, será celebrada uma Missa, com coroação do Menino Imperador. Depois, no império montado no Cais de Santa Luzia, haverá programação musical com a Banda Sereno e apresentações das seguintes danças folclóricas: Coquinhos, Jardineiras e Lanceiros.

Às 20h, no Cais de Santa Luzia, haverá apresentação musical com Bruno Perez e Erivelton Marques e as danças folclóricas dos Coquinhos, Velhos e Marujos.

No domingo (20), dia de Pentecostes, a programação terá início às 6h, com alvorada festiva e amanhecer no Espírito Santo, com missa e café comunitário. Às 9h30, acontecerá a Procissão das Bandeiras e às 10h será celebrada, na Igreja Matriz, Missa Solene. Às 16h, será celebrada Missa festiva e, às 17h, haverá procissão do Divino Espírito Santo, seguida de troca da coroa do Divino pelo chapéu do Imperador.

Às 20h, continuam as atrações culturais no Cais de Santa Luzia, com apresentação do Grupo Nosso Som e danças folclóricas de Coquinhos, Jardineiras, Velhos, Lanceiros e Marujo.

Da Redação Pascom com a colaboração de fotos de Wagner Gusmão 


Comemoração do Divino neste fim de semana


Festa do Divino Espírito Santo: Chegada do Menino Imperador, almoço e a Coração na Igreja Matriz acontecem nesta sexta-feira, 18 de maio.  

João Gabriel, o Menino Imperador e seu séquito 

Durante esses dias de novena, as celebrações que tem como tema:  “Espírito Santo, Ajudai-nos a Superar a Violência, as comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Conceição vem participando das Missas com muita fé e alegria. Neste final de semana ,a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, comemora a data com uma extensa programação religiosa e cultural, envolvendo fé e tradição.

Nesta sexta-feira (18), as atividades começam bem cedinho, às 6h, com alvorada festiva, seguida de café da manhã com o Menino Imperador, João Gabriel Pinto dos Reis, em sua casa, no Morro da Fortaleza. Depois, às 11h, como manda a tradição, o Imperador chegará de barco ao Cais de Santa Luzia, juntamente com a Folia do Divino. Ao meio dia, será serviço um almoço para toda a comunidade no Convento do Carmo.
Em sua casa na Fortaleza, o Menino Imperador recebe o Frei Fernando, as festeiras e o povo  para o café da manhã

 Ainda nesta sexta-feira, 18,às 18h30, acontecerá mais uma Procissão das Bandeiras, saindo da casa das festeiras,Madalena e Ivone Bastos em direção à Igreja Matriz, onde às 19h30, será celebrada uma Missa, com coroação do Menino Imperador.
 Depois, no império montado no Cais de Santa Luzia, haverá programação musical com a Banda Sereno e apresentações das seguintes danças folclóricas: Coquinhos, Jardineiras e Lanceiros.

Os representantes das comunidades do Tatu e Peres animaram a novena, celebrada nesta quinta-feira,  (17) pelo frei Valter, que em sua bonita  mensagem falou sobre um dos sete dons do Espírito Santo: o Temor de Deus  
A programação segue no sábado (19). Às 10h, na Igreja Matriz, haverá celebração das crianças com o Menino Imperador. Às 18h30, acontece mais uma Procissão das Bandeiras, seguida de missa, às 19h30, na Igreja Matriz. Às 20h, no Cais de Santa Luzia, haverá apresentação musical com Bruno Perez e Erivelton Marques e as danças folclóricas dos Coquinhos, Velhos e Marujos.

No domingo (20), dia de Pentecostes, a programação terá início às 6h, com alvorada festiva e amanhecer no Espírito Santo, com missa e café comunitário. Às 9h30, acontecerá a Procissão das Bandeiras e às 10h será celebrada, na Igreja Matriz, Missa Solene. Às 16h, será celebrada Missa festiva e, às 17h, haverá procissão do Divino Espírito Santo, seguida de troca da coroa do Divino pelo chapéu do Imperador.

Às 20h, continuam as atrações culturais no Cais de Santa Luzia, com apresentação do Grupo Nosso Som e danças folclóricas de Coquinhos, Jardineiras, Velhos, Lanceiros e Marujo.

A tradicional Festa do Divino, que chegou a Angra no século XVII, é organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição e conta com o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio) e a Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra).






quarta-feira, 16 de maio de 2018

Novena do Divino e o tema: “Espírito Santo, ajudai-nos a superar a violência”


A Paróquia Nossa Senhora da Conceição iniciou no dia 11 de maio, a novena com a procissão das bandeiras do Divino e Missas , na Igreja Matriz, em preparação à Solenidade de Pentecostes, quando a Igreja celebra a vinda do Espírito Santo sobre a Virgem Maria, os Apóstolos e os discípulos, conforme promessa de Jesus. Este ano, a solenidade do Espírito Santo, será no próximo domingo, 20.

Os católicos se reúnem para novena,às 19h30, antes porém, acontece a saída das bandeiras do Divino da casa de um devoto, juntamente com a folia e as festeiras até chegar na Igreja Matriz. Durante a Missa, o celebrante explica sobre um dos sete dons do Espírito Santo , que em cada dia, é animado pelas comunidades da Paróquia.

Após a Celebração Eucarística, os encontros das bandeiras e da folia seguem pelas ruas ressaltando a beleza da Festa do Divino, que este ano, conforme a Campanha da Fraternidade de 2018, a paróquia adaptou o tema: “ Espírito Santo, ajudai-nos a superar a violência”.

Confira as fotos dos primeiros dias da novena:

Primeiro dia da novena:  Dom da Sabedoria com Frei Fernando 

O celebrante do segundo dia da novena, frei Valter no momento do ofertório
O presidente da celebração, frei Valter e o concelebrante, frei Adailson Quirintino no ato da Consagração Eucarística 

No terceiro dia da novena, homenagens a Nossa Senhora de Fátima, festejada  no dia 13 de maio

O Frei carmelitana, Adailson e a reflexão sobre o dom do Conselho
Os fiéis rezam pedindo o Dom da Fortaleza, durante o quarto dia da novena na Matriz  




Ivone Bastos conduzindo a comissão de festa durante a procissão das Bandeiras do Divino

No quinto dia da novena , a reflexão sobre o dom da Ciência. A bandeira do Brasil foi exposta durante o ato penitencial 

"Todos somos convidados a viver a beleza de Deus, através dos dons do Espírito Santo", disse Frei Valter. E relembrou ao  fiéis os sete dons do Divino : Sabedoria,Entendimento, Ciência, Conselho, Fortaleza, Temor e Piedade

As celebrações continuam até o dia 19 de maio, às 19h30, na Igreja Matriz. Participe e venha viver essa experiência de fé e alegria na Semana de Pentecostes.




As irmãs festeiras, Ivone e Madalena Bastos caminhando para o sexto dia da novena 
Frei Fernando presidiu o sexto dia da novena com a reflexão sobre "Piedade", um dos sete dons do Espírito Santo 

A novena continua nesta quinta-feira, às 19h30, na Igreja Matriz. Venha participar conosco!